31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Manacapuru – Operação conjunta apreende 300m³ de madeira ilegal

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreenderam, durante ação permanente da operação Hórus, 130 toras de madeira de espécies diversas, correspondentes a 300 metros cúbicos de madeira regional, de procedência ilegal, na manhã de quinta-feira (13/05), em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), na Região Metropolitana.

Durante patrulhamento fluvial, por volta das 10h, a equipe policial ambiental avistou uma jangada no rio com toras de madeira serrada e procedeu a abordagem de rotina. Os policiais solicitaram a documentação legal e obrigatória, porém o indivíduo que estava no local informou que não possuía. Em continuidade ao patrulhamento, quando os militares se aproximavam do Lago Supia, avistaram uma embarcação e outra jangada, cujo responsável também informou não possuir o documento legal.

Os envolvidos detidos foram encaminhados, juntamente com uma embarcação de pequeno porte e três máquinas motosserras apreendidas, para a delegacia de Manacapuru para a conclusão dos procedimentos legais e cabíveis. A madeira foi avaliada em cerca de R$ 200 mil.

Conforme o major PM Wallasson, da Polícia Ambiental, a ação foi mais uma resposta à população de Manacapuru como resultado das denúncias recebidas pela unidade ambiental, e que todo o produto vegetal apreendido será doado à prefeitura do município para ser utilizado no enfrentamento da cheia dos rios e nas necessidades urgentes das populações ribeirinhas afetadas pelo fenômeno.

“As ações da unidade ambiental continuam na fiscalização dos crimes ambientais, e contamos com o apoio indispensável da população na realização de denúncias de práticas ilegais e que prejudiquem o meio ambiente”, salientou o major.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img