25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaquiri: Wilson Lima destaca força-tarefa para acelerar vacinação contra Covid-19

Mutirão Vacina Amazonas também ocorre simultaneamente no Careiro Castanho e Careiro da Várzea, neste sábado (17/07)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou os esforços do Governo do Estado para continuar avançando com a campanha Vacina Amazonas, na capital e interior. Ele esteve, na manhã deste sábado (17/07) em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), um dos três municípios que recebem, hoje, a mobilização para vacinar a população contra a Covid-19, realizada simultaneamente também em Careiro Castanho e Careiro da Várzea. A ação é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais.

“Nós estamos montando todas as estratégias possíveis para atingir o maior número de pessoas. Seja aqui na zona urbana, seja na zona rural, seja de carro, seja através de voadeira. Postos em flutuantes nós montamos, estamos fazendo um trabalho de busca ativa. Colocamos um vacinador em uma lancha para ir até as comunidades. Enfim, a gente está montando ações e estratégias. O que é possível fazer, estamos fazendo, para chegar à maior quantidade possível de pessoas”, enfatizou Wilson Lima.

Ao acompanhar a vacinação em Manaquiri, ele destacou a eficácia de todas as vacinas que estão disponíveis para a população do Amazonas.

“A vacina boa é aquela que está no braço. Todas as vacinas têm a eficácia constatada, todas elas passaram por rigorosos testes, passaram pelo crivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Então é importante que você se vacine, seja qual for a vacina. Todas têm eficácia e elas são importantes nesse momento”, reforçou o governador.

Ainda no município, Wilson Lima realizou doações de cestas básicas para a Associação Pestalozzi de Manaquiri. A instituição é atendida pelo Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Mobilização – Cerca de 220 servidores de diversas secretarias do Governo do Estado estão envolvidos nos trabalhos dos mutirões, nos municípios de Careiro Castanho, Manaquiri e Careiro da Várzea. São vacinadores, registradores e profissionais que fazem a triagem, além de apoio e responsáveis por indicar o caminho para veículos no drive-thru e balizadores.

Em Manaquiri, a meta para este sábado é vacinar mil pessoas a partir de 18 anos com a primeira dose.

Sete pontos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h, incluindo um drive-thru fluvial. São eles: Ginásio José Lins (pedestres); Lateral do Ginásio José Lins (drive-thru); Igreja Assembleia de Deus Ieadam, no Areal (pedestre); Igreja Assembleia de Deus Tradicional, no Castanhal (pedestre); Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Novo (pedestre); Associação de mototáxi, no bairro Alan Freire (pedestre); e o Porto DNIT (drive-thru fluvial).

A população que for aos postos precisa apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Outros mutirões – Em 11 edições do mutirão – duas delas realizadas em Manaus –, mais de 231.553 pessoas já receberam a primeira dose. A primeira edição do mutirão da campanha Vacina Amazonas imunizou 141 mil pessoas na capital, nos dias 11 e 12 de junho.

Outros dois mutirões foram realizados, simultaneamente, no dia 19 de junho, em Novo Airão e Manacapuru, quando 8,2 mil pessoas foram vacinadas. No dia 26 de junho, Parintins foi o quarto município a receber o mutirão, vacinando mais de 5 mil pessoas.

No quinto mutirão realizado na capital durante 24 horas, nos dias 29 e 30 de junho, foram 58.534 doses aplicadas. O sexto mutirão foi realizado no dia 3 de julho, em Rio Preto da Eva, com 3.159 doses aplicadas.

Os cinco últimos mutirões da campanha Vacina Amazonas foram realizados no dia 10 de julho, simultaneamente, nas cidades de Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, com alcance de 15.660 pessoas vacinadas.

FOTO: Diego Peres/Secom

spot_img