24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Manaus 350 anos – História e tradição vão marcar programação cultural de aniversário da metrópole do norte

A 30 dias da grande festa em homenagem aos 350 anos da cidade, a Prefeitura de Manaus prepara uma programação cultural para celebrar a data – 24 de outubro – valorizando a história e a tradição do povo manauara. “É uma data emblemática, por ser um ano cheio e, sobretudo, por todas as transformações que estamos promovendo com um robusto pacote de ações em infraestrutura, saúde, educação e tantas outras áreas para comemorar o aniversário da cidade com muitas realizações”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Entre os eventos confirmados, está a histórica apresentação do Hino de Manaus, que foi revisado e contará com partituras para orquestra, banda marcial e piano, além do já tradicional Boi Manaus, divulgado anualmente pelo Ministério do Turismo e que leva milhares de pessoas para brincar de boi-bumbá em um dos principais cartões-postais da cidade, a praia da Ponta Negra, já consolidada como palco do evento.

Como parte da valorização e do resgate cultural da história da capital, a composição de Nicolino Milano e Thaumaturgo Sotero Vaz, datada de 1906, ganhará partitura oficial 16 anos após ser aprovada como hino oficial de Manaus, conforme a Lei Municipal 718/2003. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Marcio Souza, o estudo feito pelo maestro Fabiano Cardoso vai contribuir com a popularização do hino, uma vez que será gravado em CD, DVD e um livro de partituras será editado.

“A notação musical do começo do século 20 para cá mudou bastante, o que dificulta a execução de um professor de música junto a seus alunos, por exemplo, além disso, alguns instrumentos musicais da época não existem mais. Tudo isso foi corrigido e teremos uma belíssima apresentação do hino como parte das comemorações pelo aniversário da cidade”, explicou Marcio Souza, reforçando que a gravação do material será distribuída gratuitamente em escolas públicas para possibilitar que as crianças também conheçam o hino de sua cidade.

O hino de Manaus será gravado nos próximos dias pela Orquestra Amazonas Filarmônica e pelo Coral do Amazonas, no Teatro Amazonas, sob a regência do maestro Otávio Simões. A apresentação ao público, será no dia 24 de outubro, na entrega da obra de restauro do Pavilhão Universal, na praça Adalberto Vale, Centro Histórico de Manaus.

Boi Manaus 2019

Evento que integra o Calendário Oficial do Município, o Boi Manaus é o encontro da cidade de Manaus com sua identidade indígena. Em sua 22ª edição, a festa terá dois convidados especiais, que terão os nomes divulgados posteriormente e se apresentarão juntamente com os mais de 30 artistas locais. Pelo quinto ano consecutivo, o Boi Manaus acontecerá no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade, às margens do rio Negro.

O ritmo do “dois pra lá, dois pra cá”, reúne centenas de milhares de pessoas ao longo da avenida Coronel Teixeira, que tomam também o calçadão seguindo os trios elétricos a partir das 16h e entrando madrugada adentro. Os itens dos bumbas de Parintins, além de personalidades conhecidas como Márcia Siqueira e grupos que se consagraram entoando o ritmo de raízes indígenas estão entre as atrações dos dois dias de evento. Em 2018, um público de mais de 80 mil pessoas prestigiou a programação.

Texto – Alita Falcão / Semcom

Foto – Divulgação Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui