25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus capacita profissionais para combater o tabagismo

Como parte das atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo, as secretarias municipal (Semsa) e estadual (Susam) de Saúde deram início nesta quarta-feira, 29/8, a uma capacitação para profissionais que atuam nos ambulatórios de tratamento de fumantes. O curso “Capacitação de Profissionais de Saúde para Tratamento do Fumante” acontece até esta quinta-feira, 30, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no D. Pedro I, zona Oeste.

A capacitação faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e tem por objetivo atualizar os profissionais que lidam diretamente com a população nos 22 ambulatórios para tratamento de fumantes da capital e nos demais municípios, como forma de fortalecer o atendimento por meio de uma abordagem intensiva.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Francinara Lima, a exemplo da Semsa profissionais vão atuar na área, assumindo o posto de capacitadores, ministrando palestras e aulas. “Buscamos realizar essa capacitação por meio de um sistema que incentiva esses profissionais, tanto municipais como estaduais, a compartilhar o conhecimento que adquiriram ao longo do trabalho com o tabagismo.”

Relacionado a mais de 50 doenças como principal fator de risco para o desenvolvimento delas, o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui