24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Manaus e Itacoatiara recebem eventos para promover conservação do Sauim-de-coleira

Em homenagem ao Dia do Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), celebrado no dia 24 de outubro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza eventos de conscientização sobre a importância da espécie e para pré-consulta e abertura da consulta pública para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauim. As agendas serão realizadas na sexta-feira (18) e sábado (19) em Manaus e Itacoatiara, respectivamente.

O primeiro encontro será realizado a partir de 8h da sexta-feira (18) no auditório Senador João Bosco na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), zona sul de Manaus. O evento será aberto à sociedade, com o intuito de promover a participação da população a respeito da criação da área protegida estadual, além de esclarecer dúvidas sobre a proposta da APA. A programação conta também com palestra sobre os desafios para a conservação do sauim-de-coleira e com apresentação da Sala da Biodiversidade Sauim-de-coleira, um espaço para educação ambiental sediado no Parque Estadual Sumaúma.

Participarão do evento o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho; a deputada estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável, Joana Darc; o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; os secretários municipais de Meio Ambiente dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara Antônio Nelson, Gilson Costa e Lúcio Barros, respectivamente; além do presidente do Instituto Sauim-de-coleira, Wilson Spironello; do diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira, Maurício Noronha, e do membro fundador do Instituto Sauim-de-coleira, Victor Fasano.

A agenda é realizada pela Sema, em parceria com o Instituto Sauim-de-Coleira e com a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado (Caama/Aleam).

Pré-consulta em Itacoatiara para criação da área – No sábado (19), a Sema estará presente na zona rural do município de Itacoatiara para realizar uma pré-consulta com os moradores da região sobre a criação da APA do Sauim. Na oportunidade, os comunitários poderão esclarecer dúvidas e ampliar a discussão sobre a criação da APA. A consulta prévia será realizada às 10h, na Quadra de Esporte Roberto Nobre Pessoa, localizada na Vila do Engenho Paraná da Eva, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.

APA do Sauim – A área estudada para se transformar em unidade de conservação estadual compreende parte dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no médio e baixo interflúvio das bacias do rio Preto da Eva e rio Urubu. São mais de 211.020 hectares que podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades sustentáveis que gerem renda para os moradores dos dois municípios, além da proteção do meio ambiente e do animal símbolo da capital amazonense.

A proposta para criação da UC, de categoria de Uso Sustentável, foi uma demanda da sociedade civil, apoiada pelo poder público, por meio da Campanha “Salve o Sauim”. Foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) pela Sema, composto de representantes da academia, sociedade civil e técnicos da secretaria, que executou o estudo que subsidia a proposta.

A APA, categoria proposta pelo estudo, permite a utilização dos recursos naturais, seguindo o plano de gestão da área. É uma área com ocupação humana, tendo como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

FOTO: RICARDO OLIVEIRA/SEMA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui