27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus inicia formação sobre Espaços Educadores Sustentáveis Horta Escolar

Gestores de escolas, assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e membros da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) participaram, na manhã desta quinta-feira, 21/6, da 1º formação sobre Espaços Educadores Sustentáveis Horta Escolar. O encontro, promovido pela Prefeitura de Manaus, aconteceu no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Mezanino do Manauara Shopping, zona Centro-Sul de Manaus.

A formação é coordenada pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage) da Semed, em parceria como o centro de compras, por meio do Projeto Renove Manauara Sustentável. A iniciativa pretende colaborar com a cultura alimentar e nutricional do aluno na faixa etária de 4 a 14 anos, por meio das hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva, saudável, ambiental e sustentável.

Os participantes visitaram, ainda, a horta do shopping, que funciona no estacionamento do último andar e receberam orientações práticas para manusear os produtos utilizados no cultivo. A parceria firmada em março entre Semed e o Manauara vai desenvolver o projeto em dez escolas da rede, beneficiando cerca de seis mil alunos com um espaço alimentar e pedagógico, que será utilizado como laboratório vivo.

O Projeto Renove Manauara Sustentável oferece para as escolas canteiros, insumos e ferramentas agrícolas, mudas e sementes, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, ao fortalecer a articulação de saberes de diversas áreas com as práticas promovidas e executadas no espaço físico da horta.

De acordo com a coordenadora do Projeto Horta na Escola da Semed, Arlene Rosas, a secretaria será responsável pelo acompanhamento pedagógico, com visitas in loco pelos assessores pedagógicos interdisciplinares das Divisões Distritais Zonais (DDZs), palestras sobre alimentação saudável, oficinas teóricas e práticas para manipuladoras de alimentos, além da presença de um técnico agrícola que vai auxiliar nessas questões. “A Semed vai auxiliar todas as escolas envolvidas no projeto. Nessa primeira formação, os gestores estão recebendo orientação de como implantar, cuidar de uma horta e ainda utilizar o espaço como laboratórios vivos com os alunos”.

Na Escola Dulcenides dos Santos Dias, no bairro Terra Nova 2, zona Norte, já existe uma pequena horta, onde os funcionários cuidam do cultivo do local. Para o gestor da unidade, Carlos Nobre, a parceria entre a Semed e o shopping será importante para a expansão do projeto. “A horta escolar é um espaço pedagógico, nele nós estaremos desenvolvendo técnicas e conhecimento prático daquilo que é estudado na sala de aula em todas as disciplinas e com essa parceria nós teremos orientação e recursos para melhora-la”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui