MANAUS – Em um movimento voltado para a cidadania e empatia, a Prefeitura de Manaus, sob a égide da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), anunciou o lançamento da Carteira de Prioridade da Pessoa com Fibromialgia. Este passo foi dado nesta sexta-feira, 27/10, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.745/2021, que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para aqueles afetados pela síndrome na cidade.
A carteira de identificação, que será emitida pela Semasc, não é apenas um documento. Representa o reconhecimento do município dos desafios enfrentados por esses cidadãos. Aqueles que desejarem obtê-la deverão apresentar um laudo médico validando o diagnóstico da síndrome. Uma vez em posse da carteira, os beneficiários terão prioridade no atendimento em uma ampla gama de estabelecimentos, desde órgãos e empresas públicas até empresas privadas situadas em Manaus.
A fibromialgia é uma doença que muitas vezes permanece invisível, mas os efeitos em seus portadores são profundamente tangíveis. Além da dor persistente, a fadiga, distúrbios do sono e sensibilidade exacerbada são marcas registradas da condição. Seu diagnóstico é desafiador, exigindo muitas vezes uma série de exames e consultas, e o tratamento demanda uma abordagem holística. O apoio médico, fisioterápico e emocional é essencial para ajudar os portadores a gerenciar os sintomas.
Com este lançamento, Manaus não apenas reconhece a necessidade de apoio para esses indivíduos, mas também coloca em prática medidas concretas para assegurar que recebam atendimento prioritário, reduzindo potenciais desconfortos e agravamentos de sintomas.
SERVIÇO:
O quê – Prefeitura de Manaus lança carteira que beneficia pessoas com fibromialgia
Quando – Sexta-feira, 27/10
Horário – 9h
Local – Salão do Bolsa Família, localizado na sede da Semasc, avenida Ayrão, s/nº, Centro (próximo ao viaduto do boulevard Álvaro Maia).