32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Manaus intensifica ações no ‘feriadão’ de Carnaval

A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo nos dias 12 de fevereiro (segunda-feira) e 14 de fevereiro (quarta-feira), a partir de meio-dia, em virtude do feriado de Carnaval. O decreto, publicado na edição 4301 do Diário Oficial do Município (DOM), da quarta-feira 7/2, leva em consideração a importância do Carnaval como manifestação popular. Durante o período, os serviços municipais estarão suspensos, exceto os essenciais, conforme rege a legislação.
Durante o ‘feriadão’, ações de apoio a mais tradicional festa popular do Brasil serão intensificadas para garantir a alegria dos foliões e a organização da cidade, como reforço nas linhas do transporte coletivo, esquema especial para o trânsito, fiscalizações ao comércio ambulante e ações de prevenção à saúde e aos direitos das mulheres, crianças e adolescentes.
Para deixar a cidade preparada para o período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) ampliou a presença dos agentes nas principais avenidas, bairros e locais que receberão as maiores movimentações de pessoas. A ação inclui varrição nos três turnos de trabalho, limpeza dos igarapés na Alameda do Samba, ao lado do Centro de Convenções – Sambódromo (zona Centro-Oeste); igarapé de Flores (zona Centro-Sul); orla da Manaus Moderna (zona Sul) e Marina do Davi (zona Oeste).
E o “Bloco da Limpeza”, formado por 120 garis, vai passar pela avenida do Samba, após cada agremiação, limpando o local para a entrada da próxima escola. A Prefeitura disponibilizará também dois carros coletores no interior do Sambódromo para atender à forte demanda de resíduos gerados pela festa. Já por volta das 6h de domingo, 11/2, os funcionários da limpeza realizarão um grande mutirão no entorno do Sambódromo para deixar a área limpa.
Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e outros órgãos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará presente no Desfile das Escolas de Samba, às 19h, no sábado, 10/2, com o bloco de Carnaval “Xô Mosquito”, para alertar sobre a importância de combater o Aedes Aegypti também durante as festas de Momo.
Ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também vêm sendo realizadas pela Semsa desde o início da realização de blocos e bandas na cidade, com a distribuição de, aproximadamente, 500 mil unidades de preservativos masculinos, 150 mil unidades de preservativos femininos e 150 mil sachês de gel lubrificante.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão suas atividades interrompidas durante o feriado do Carnaval. De segunda-feira, 12/2, à quarta-feira, 14/2, não haverá atendimento nas unidades, o que voltará a ser feito na quinta-feira (15/2). Todas as unidades, incluindo as de horário ampliado, que ficam abertas até às 21h, vão funcionar até esta sexta-feira (9/2), reabrindo depois do feriado prolongado.
A exceção é apenas para a UBS José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/n – Flores. A unidade vai funcionar no fim de semana e feriados, das 8h às 12h, para atender, exclusivamente, ao programa da Raiva Humana.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também mantem seu funcionamento normal, 24h, assim como a Maternidade Moura Tapajós, localizada na avenida Compensa, zona Oeste da capital.
Um planejamento especial de trânsito foi montado para os eventos carnavalescos realizados no Sambódromo. A ação será realizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que mobilizará agentes para atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres, para garantir a segurança nas vias e manter a fluidez do tráfego. O órgão também vai realizar um trabalho de orientação, com mensagens educativas que serão distribuídas para o público, a partir das 18 horas, do sábado, 10.
Na sexta-feira, 9/2, haverá interdição da alameda do Samba e da avenida Belmiro Vianez, a partir das 8h, entre as avenidas Lóris Cordovil e Pedro Teixeira. No sábado, 10, interdição parcial, a partir das 7h, da Lóris Cordovil (fluindo metade da via no trecho entre a Constantino Nery e a alameda do Samba. A partir das 15h, interdição da Pedro Teixeira, trecho entre a Francisco Orellana até a Constantino Nery. E, a partir das 14h, interdição total da Lóris Cordovil no trecho entre a Constantino Nery e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada).
Para a Segunda Gorda de Carnaval, 12/2, quando se realiza o “Carnaboi”, haverá interdição da avenida Pedro Teixeira, a partir das 16h, no trecho entre a Francisco Orellana e Constantino Nery, bem como a interdição da Lóris Cordovil, no trecho entre a Constantino Nery e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada). Na Já na terça-feira, 13, haverá interdição, a partir das 9h, da avenida Flaviano Limongi, via situada entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia, para o desfile do “Galo de Manaus”.
O total de 480 veículos estará atendendo os foliões que forem participar do Desfile das Escolas de Samba, no Sambódromo, nos dias 9 e 10/2, conforme cronograma da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). As linhas que atendem o entorno do Sambódromo, vão operar com 480 veículos, até meia-noite. A partir deste horário, serão disponibilizados 49 carros extras, dos quais 10 são de apoio.
As empresas que irão prestar o serviço para a população são Rondônia, Açaí, Expresso Coroado, Global, Líder, Veja, Via Verde e São Pedro. As linhas alimentadoras que saem dos bairros até os Terminais de Integração T3 (Cidade Nova), T4 (Jorge Teixeira) e T5 (São José), deverão operar também até o término do evento. Para melhor informar os usuários, os veículos terão afixados em seus para-brisas a legenda “Sambódromo” e os operadores das empresas deverão seguir orientação dos fiscais de transporte e agentes de trânsito que estarão presentes no local.

Operação do transporte coletivo

 

500 Novo Israel – T1 – Centro
560 T4 – Cidade de Deus – Nova Cidade – T1 – Centro
640 T4 – T3/ Sambódromo
652 T4 – T5 – V8 – T1 – Centro
678 T4 – T5 – Ponta Negra
704 Betânia – Sambódromo
010 Norte – Sul – T2 – Sambódromo

 

*Após a meia-noite

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui