Manaus International IBJJF Jiu-Jitsu Championship acontece neste fim de semana

A Federação Brasileira Internacional de Jiu-Jítsu (IBJJF) e a Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), em parceira com a Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM) realizam neste sábado e domingo (20 e 21/10), a sexta edição do Manaus International IBJJF Jiu-Jitsu Championship Gi e No-Gi. O evento acontece na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul, a partir das 9h.

A competição, que vai reunir atletas do mundo todo nas modalidades gi e no-gi, conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O acesso ao evento é gratuito. Seguindo o regulamento, que diz que cada academia pode ter somente dois atletas por categoria (por academia/faixa/idade), a competição reunirá em torno de 800 atletas nas faixas e categorias por idade.

Pela sexta vez em Manaus, o Open Internacional supera, a cada ano, o número de participantes, como em 2018, que serão dois dias de competição. De acordo com o vice-presidente da FJJAM, Orley Lobato, a vinda desta competição reflete a credibilidade que a arte suave amazonense tem, bem como uma oportunidade para os atletas participarem de um evento internacional. “Este Open é de grande importância para os nossos atletas, uma vez que nem todos tem condições de custear os gastos em uma competição internacional. A cada ano cresce o número de atletas neste evento, o que mostra o quanto nossa cidade tem credibilidade na modalidade, sem contar com a quantidade de excelentes atletas que são formados aqui. Temos certeza que será uma competição grandiosa e todos poderão assistir, afinal, a entrada é gratuita”, destacou Orley.

Absoluto – Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Além disso, somente esses atletas poderão se inscrever no Absoluto. Para os atletas da categoria Juvenil, faixas azul e roxa, irão haver duas categorias de Absoluto, sendo a Leve (de Galo a Leve) e a Pesado (de Médio a Pesadíssimo). As exceções à regra serão os faixas preta, que poderão inscrever qualquer atleta, e os faixas branca (todas as categorias) que não terão a categoria Absoluto.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL