28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Manaus lança pacote de parcerias para revitalização e adoção de espaços públicos

A Prefeitura de Manaus lançou nesta terça-feira, 2/7, no auditório Isabel Victória de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, Compensa, zona Oeste, o pacote de parcerias com assinatura dos convênios para revitalização e adoção de 15 espaços públicos de Manaus. Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio Neto também apresentou o “Manual de Adoção de Espaços Públicos” e realizou homenagem às empresas já parceiras da capital.

As ações fazem parte da estratégia de recuperação de equipamentos urbanos do “Programa de Adoção de Espaços Públicos de Manaus”, criado nesta gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), que busca interessados em investir na revitalização, adoção desses espaços e no embelezamento da cidade. Até o final deste ano, 40 projetos deverão ser contemplados por meio do programa, o que representa uma economia estimada em R$ 6,2 milhões aos cofres do município.

“Na nossa prefeitura não jogamos dinheiro pelo ralo. As parcerias são um passo importante para Manaus, pois estamos revitalizando espaços e já poupamos R$ 6 milhões. Não há nada mais contemporâneo que trabalhar parcerias com o setor privado, sejam elas do tamanho que for, desde que tenham a capacidade cidadã de vir e nos ajudar”, disse o prefeito.

Presente ao evento, a primeira-dama do município e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, recebeu homenagem pela condução dos trabalhos na Comissão de Paisagismo e Urbanismo. Ela explicou todo o trabalho desenvolvido pela comissão, juntamente com a Semppe.

“Pelas caminhadas na cidade, junto ao prefeito, eu observava que ele sempre atentava para os problemas que encontrava. Logo vi a importância de se criar uma comissão com todas as secretarias para mapear os espaços que necessitam ser revitalizados. Dessa forma, unimos esforços, e esse é o objetivo maior dessa comissão. Precisamos despertar o sentimento de atenção e cuidado com os espaços públicos, pois eles não são somente da prefeitura, mas de todos nós. Todos têm a responsabilidade de cuidar desses locais”, observou a primeira-dama.

Conforme a titular da Semppe, Maria Josepha Chaves, os projetos são financiados e executados pela iniciativa privada, com a coordenação e apoio da equipe técnica da Semppe, em conjunto com as secretarias do município que integram a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo.

“A proposta do prefeito Arthur, ao criar a Semppe, foi aproximar a iniciativa privada do poder público, atrair parceiros que queiram investir na cidade para trazer embelezamento e o sentimento de pertencimento que o cidadão deve ter nas comunidades, por meio da responsabilidade social e com o meio ambiente. Com mais de um ano de atividades, os parceiros já nos procuram para propor diversos tipos de parcerias e entendem que fazem parte deste processo de cuidado com a cidade”, destacou a Maria Josepha.

Durante o evento, foram assinados Termos de Adoção de 11 passarelas e quatro praças. Até o final deste ano, todas as 25 passarelas mapeadas pela Semppe serão contempladas pelo programa. Só no último mês, já foram revitalizadas três unidades, duas no entorno do Amazonas Shopping e uma localizada em frente ao Instituto Denizard Rivail, na avenida Torquato Tapajós. Os demais espaços públicos seguem o cronograma estabelecido com os parceiros, para a realização de melhorias nas estruturas metálicas, recuperação do guarda-corpo, pinturas e instalação da identidade visual. A maior parte dos trabalhos nas passarelas é realizada no período da madrugada, para garantir a segurança de pedestres e demais usuários.

Programa

O Programa de Adoção de Espaços Públicos de Manaus permite que empresas ou representantes da sociedade civil organizada possam recuperar e adotar espaços públicos como canteiros, praças, parques, áreas verdes, áreas públicas municipais de educação, cultura e de lazer, passarelas, viadutos, entre outros, de acordo com o Decreto 4.274/2019. Como contrapartida, o parceiro poderá dar publicidade à sua marca, conforme disposição contida no decreto.

Parceiros

Participaram da assinatura dos convênios para revitalização e adoção de passarelas e praças as empresas Instituto Aquila, Amazonas Shopping, Capri Engenharia, CDL Manaus, Cores & Cores, FIT One, Instituto Denizard Rivail, Itaipava, motel Inn Box, Prado Som, TV Lar e Tumpex.

Os parceiros que receberam reconhecimento pelas parcerias firmadas em 2018 e 2019 foram Águas de Manaus, Amazonas Shopping, Associação dos Moradores do Conjunto Flamanal, Cocil Construções Civis, Faculdade Idaam, Flex, Lauschner Imobiliária, MAC Empreendimentos, MRV Engenharia, Moto Honda, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, VRBF Advogados, RD Engenharia e a Construtora Morar Mais.

Foto – Márcio James / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui