27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus, Parintins e Tefé estão entre as cidades com mais infectados pela Covid-19

Um estudo nacional feito em 133 municípios brasileiros, a mando do Ministério da Saúde, verificou que três cidades do Amazonas estão entre os locais com mais infectados pela Covid-19. Manaus, Parintins e Tefé apresentaram dados alarmantes e acenderam o alerta nacional. Esta foi a primeira etapa da Epicovid-19 que conta com um total de três períodos.

Em 90 cidades (incluindo 21 das 27 capitais) foram realizados 200 testes em pessoas pré-selecionadas. Esta primeira fase reforça a preocupação com a Região Norte devido a proporção de pessoas que testaram positivo para os anticorpos, o que significa que tem ou teve a Covid-19.

Em Tefé, o estudo estima que 41 mil pessoas, dos 210 mil habitantes, estejam contaminados. A expectativa é de que 19,6% da população tenha anticorpos para o coronavírus. Em dados oficiais do Governo, apenas 1.322 pessoas testaram positivo para Covid-19, número bem inferior ao do estudo.

A proporção só é menor que a cidade de Breves (PA), onde foi estimada em 24,8%, ou seja, cerca de 25 mil dos 103 mil habitantes da cidade estão ou já estiveram infectados.

Belém (PA) e Manaus (AM) foram as únicas que apresentaram resultado superior a 10%. Das 10 capitais com percentuais mais altos da população com anticorpos, 5 são da Região Norte, 3 são da Região Nordeste e 2 da Região Sudeste.

spot_img