A transformação pela qual vem passando o setor da iluminação pública no país, foi o pano de fundo para o debate e troca de experiências sobre o setor, durante o 2º Fórum Ilumina Brasil, realizado na última segunda-feira, 24/9, em São Paulo (SP). A qualidade da prestação dos serviços da iluminação pública em Manaus, foi abordada pela secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (SEMPPE), Maria Josepha Chaves, participante do evento. O fórum reuniu investidores, fornecedores de tecnologias e gestores públicos que trabalham com iluminação pública no Brasil e está sendo promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a empresa Hiria, de educação corporativa.

Para a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, que gerencia a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Energia Elétrica (UGPM Energia), em Manaus, o setor de iluminação passa por grandes mudanças e para esta transformação ser o alicerce de cidades mais inteligentes no país, o instrumento da Parceria Público-Privada (PPP) é um dos principais caminhos para a implementação de parques de iluminação pública eficientes em todo o Brasil. “A gestão do prefeito Arthur Virgílio tem melhorado consideravelmente a iluminação pública na cidade. Prova disso, é que Manaus é considerada a capital nacional do LED, por apresentar números proporcionais com São Paulo, com mais de 48,4 mil pontos em LED de um total de 127 mil pontos de iluminação instalados. E a prefeitura está trabalhando cada vez mais para modernizar o parque elétrico da capital”

Entre os temas discutidos no Fórum estão “Segurança jurídica para implantação e/ou atualização da Contribuição Para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública”, “Alternativas de investimentos e seus impactos na gestão municipal”, ‘Cenários e Prognósticos das PPPs na Iluminação Pública”, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here