27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus Previdência – Pandemia impacta número de óbitos de segurados com 327 registros em 2021

A pandemia do novo coronavírus impactou o número de segurados do município, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência. Em um ano, o número de excluídos da folha de segurados (aposentados e pensionistas) por morte, aumentou 157,84%. O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021, em comparação com o período de abril de 2019 a março do ano passado.

 

Até março de 2020, foram registrados 127 óbitos de segurados, número que se mantém na média nos últimos anos. Desses, cem eram aposentados e 27 eram pensionistas. No mesmo período de 2021, foram registrados 327 óbitos, ou seja, 200 a mais que no ano anterior. Desse total, 251 eram aposentados e 76 eram pensionistas.

 

Os registros de óbitos são informados à instituição, seja pelos familiares ou pelos cartórios de Registro Civil. Dessa forma, a Manaus Previdência efetua a exclusão dessas pessoas dos seus sistemas. Para isso, um familiar deve comunicar a morte à autarquia e providenciar o envio da respectiva certidão de óbito para o e-mail [email protected].

 

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, ressalta que em termos de valores o impacto não foi tão sentido, uma vez que com o óbito do aposentado, há também a concessão do benefício de pensão aos dependentes, desde que preenchidos os requisitos legais.

 

Entre os beneficiários estão os cônjuges, companheiros e filhos menores de 21 anos ou maiores de idade inválidos, desde que a invalidez seja preexistente ao óbito e tenha ocorrido antes dos 21 anos de vida.

 

Para solicitar a pensão por morte, o requerente deverá acessar a página institucional da Manaus Previdência e consultar o passo a passo descrito no link: https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/noticia/manaus-previdencia-passa-a-receber-requerimentos-de-pensao-por-e-mail/. Após a juntada de todos os documentos e preenchimentos dos formulários, deve encaminhar a documentação digitalizada (PDF), em anexo, para o e-mail [email protected].

 

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência
Foto – Divulgação / Manaus Previdência

spot_img