28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Manaus recebe Campeonato Amazonense de Atletismo

O Campeonato Amazonense Caixa de Atletismo sub-16 e Adulto, que abrange atletas a partir de 13 anos, será realizado nos próximos dias 17 e 18 de agosto, na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, localizada na avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da capital. O evento é promovido pela Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Lançamento de dardo, 100m e 200m rasos, corrida com barreiras e obstáculos são as provas da competição.

Conforme a organização do evento, será a oportunidade para os atletas da categoria sub-16 alcançar a classificação para o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo da categoria, que ocorrerá em Fortaleza (CE). Os atletas da modalidade Adulto poderão obter os índices para o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a ser realizado em Bragança Paulista (SP), em setembro.

De acordo com o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o campeonato é importante para o esporte amazonense porque traz possibilidades de revelar novos competidores. “Sempre que é realizada competição dessa forma, nós temos um retorno muito bom, com atletas se destacando e mostrando que o Amazonas possui talentos que vão da luta ao atletismo. Basta ver pela quantidade de medalhas que nossos atletas já conquistaram, que são mais de 150”, disse Almeida.

Para Marleide Borges, presidente da Fedaeam, a competição revela muitos talentos. Segundo ela, as duas competições servem de seletivas para o Troféu Brasil, em que é preciso ter bom índice. Atletas amazonenses vêm se destacando, como Juarez Rosa na prova de 5.000 metros, Pedro Nunes, que é considerado o quinto melhor do mundo na prova de lançamento de dardo e líder no ranking brasileiro, além de Ana Beatriz, destaque nas provas de 1000m rasos feminino e líder do ranking. “A grande importância desse evento é confirmar os resultados e descobrir novos talentos para a modalidade, pois teremos a participação de vários atletas que foram campeões nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA´s). O objetivo é melhorarem seus resultados e adquirirem experiência, para representarem bem o Estado nos Jogos da juventude, em novembro”, afirma Marleide.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário apenas acessar o site da Fedaeam, informar o cadastro na Confederação Brasileira de Atletismo (para os atletas que desejam obter índice ou classificação), ou documento equivalente de identificação. Atletas da categoria sub-16 poderão participar de até duas provas individuais, mais o revezamento. Competidores da categoria Adulto poderão participar de até três provas individuais e mais os revezamentos.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEJEL

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui