24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus recebe o segundo ciclo de capacitação do Selo UNICEF

Água, saneamento, nutrição e plataforma digital do Selo UNICEF são alguns dos assuntos que serão abordados durante o segundo ciclo de capacitação, que ocorre nos dias 01 e 02 de agosto, em Manaus, com de representantes de 47 municípios do Amazonas

O UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru e o Governo do Amazonas, promove o Segundo Encontro de Capacitação, entre os dias 01 e 02 de agosto, em Manaus (AM), na Assembleia Legislativa do Amazonas, auditório Paulo Freire. No Amazonas, 56 municípios aderiram ao Selo UNICEF, em 2017, sendo que 47 estão realizando várias atividades voltadas para promoção, garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes desde então.

A formação é voltada ao (à) articulador (a) municipal do Selo, ao (à) mobilizador (a) de adolescente do Selo UNICEF e ao (à) adolescente componente do JUVA/NUCA. Entre os assuntos abordados estão “Água e Saneamento – produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, vacinação e Plataforma da certificação.
A promoção do protagonismo dos adolescentes será o grande destaque neste evento, em que meninos e meninas conhecerão as propostas metodológicas específicas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho que será conduzido com o público juvenil nos municípios.
Etapas cumpridas – As atividades do Selo UNICEF iniciaram com o 1º Encontro de Capacitação, realizado entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Após a preparação, os municípios assumiram o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município elabora o Plano de Ação.
Ainda como parte das atividades do Selo, os municípios devem criar a Comissão Intersetorial, encarregada de liderar todas as ações, em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), articulado com o mobilizador de adolescente e criar o Núcleo de Cidadania do Adolescente. Este Núcleo visa engajar adolescentes do município para discussão de seus direitos e apoiar, entre outros, a mobilização da Campanha Fora da Escola Não Pode!, ação que deve ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em articulação com Assistência Social e Saúde.

Mais informações www.selounicef.org.br

2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF em Belém (PA) Data e Horário: 01/08 – Das 14h às 18h 02/08 – Das 8h às 18h Local: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – Miniauditório Paulo Freire – Av. Mario Ypiranga (antiga Recife), 3950 – Parque 10 de Novembro – Manaus (AM)

Selo UNICEF

O projeto Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui