24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Manaus retoma vacinação de 1ª dose contra a Covid-19 com campanha para pessoas de 19 anos

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na tarde desta quinta-feira (15/07), que o município volta a vacinar a população geral contra a Covid-19, nesta sexta-feira (16) a partir das 9h, em 18 locais de imunização, incluindo oito pontos estratégicos, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas da rede pública. Além da retomada da aplicação da primeira dose, o prefeito ampliou a campanha para a penúltima idade ainda não contemplada, a de 19 anos.

“A partir de agora, os que têm 19 anos ou mais podem procurar um dos nossos postos de vacinação, espalhados em todas as áreas da cidade. Durante quatro dias mantivemos apenas a aplicação da segunda dose, enquanto aguardávamos a chegada de novas remessas, e agora, com o repasse concluído, podemos avançar novamente”, disse David Almeida.

O prefeito destacou que Manaus aplicou até o momento 1,3 milhão de doses e que, em seis meses de campanha, alcançou aproximadamente 75% da população vacinável (18 anos ou mais) com a primeira dose, de acordo com dados de populações estimadas pelo Ministério da Saúde (MS), para grupos prioritários e faixas etárias. Além disso, 26% já estão com o esquema vacinal completo.

De acordo com David Almeida, o município recebeu 52,5 mil doses do imunizante AstraZeneca, entregues pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) à Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na tarde desta quinta-feira, 15.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou o recebimento das vacinas, logo após participar de reunião técnica entre representantes da secretaria e da FVS.

“Esse novo quantitativo vai nos permitir dar continuidade à campanha, aumentando a cobertura entre os mais jovens. É claro que serão necessárias mais doses para o atendimento de todos os que, por algum motivo, ainda não tenham ido se vacinar, mas elas continuarão a chegar e esperamos que não ocorra mais nenhuma interrupção no atendimento”, destacou a secretária.

Documentos

Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Mesmo não sendo obrigatório, a Semsa orienta que o usuário faça previamente cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação.

Com a retomada da primeira dose, a segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac também será oferecida nos pontos que estarão em funcionamento nesta sexta-feira. Ao longo da semana o atendimento ocorreu em oito UBS, por conta do fluxo reduzido da campanha.

Seis dos 18 pontos estarão abertos das 9h às 21h e os demais têm horário diferenciado, abrindo entre 8h e 9h e encerrando o atendimento entre 16h e 19h. No sábado, todas as unidades funcionarão das 9h às 16h. São oito pontos de grande fluxo: sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques (zona Oeste); Sesi e Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes (Leste); Parque Municipal do Idoso e Studio 5 (Sul); Centro de Convivência Padre Vignola e Shopping Phelippe Daou (Norte), e dez UBS e escolas municipais.

Pontos de vacinação

Norte

9h às 21h

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

Somente para pedestre

8h às 21h

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério J Nery, 170 – Cidade Nova

UBS Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina

8h às 17h

UBS Arthur Virgílio

Travessa 10, 3.015 – Amazonino Mendes

9h às 17h

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus

Somente para pedestre

Sul

9h às 21h

Studio 5 – Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I

Somente para pedestre

9h às 17h

Parque Municipal do Idoso

Rua Rio Mar, 1.324 – Nossa Senhora das Graças

Somente para pedestre

Leste

9h às 21h

Sesi – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Ponto para pedestre e drive-thru

9h às 16h

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Rio do Limão, s/nº – Puraquequara

8h às 21h

UBS Alfredo Campos

Alameda Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi

UBS Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves

8h às 17h

UBS Gebes de Medeiros

Rua Pirarucu, 100 – Jorge Teixeira

Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes

Rua Xanxerê, s/nº – Armando Mendes

Oeste

9h às 21h

Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Somente drive-thru

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Somente para pedestre

9h às 17h

Escola Municipal Paula Frassinetti

Rua 1º de julho, s/nº – Glória

Escola Estadual Fueth Paulo Mourão

Rua Brasil, s/nº – São Jorge

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – João Viana / Semcom

spot_img