24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

MANAUS: Secretaria Municipal de Saúde vacina idosos contra a gripe em suas casas

Desde o início da campanha, as equipes de saúde visitam os idosos, de casa em casa

Nenhum idoso que vive em Manaus precisa sair de casa para ser vacinado contra a gripe. A decisão foi tomada pela prefeitura e pela Secretaria de Saúde da capital amazonense, em virtude da pandemia do coronavírus. Assim, desde o início da campanha, as equipes de saúde visitam os idosos, de casa em casa.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, a vacinação está sendo feita pelas equipes dos Distritos de Saúde de cada região da cidade. Ao todo, são 228 equipes de atendimento. A prefeitura afirma que define as rotas de acordo com cadastro realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Aqueles que não são acompanhados por uma Estratégia devem se cadastrar por meio do site da Secretaria de Saúde Municipal. De acordo com o órgão, mais de 50 mil idosos já se cadastraram na plataforma.

A coordenadora estadual de Imunização, da Secretaria de Saúde do Amazonas, Izabel Nascimento, ressalta os cuidados que cada pessoa deve ter para se prevenir da gripe.

“Nós precisamos, efetivamente, diminuir não só a circulação viral do coronavírus, mas também do Influenza. Ao espirrar, use o cotovelo, use o lenço, lave a mãos, não empreste seus materiais de uso pessoal para outras pessoas. Enfim, são coisinhas básicas.”

A partir de 16 de abril, a segunda etapa da vacinação contra a gripe vai começar para os membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

O Dia D, que marca a mobilização nacional, ocorre em 9 de maio e priorizará, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

Mais de 522 mil pessoas serão imunizadas contra a gripe em Manaus. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo de cada grupo prioritário.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, a gripe pode ser fatal. Por isso, é preciso que o público-alvo da campanha seja imunizado.

“Para as pessoas que fazem parte do grupo alvo de vacinação, como é uma vacina importante para esses grupos, essas pessoas (se não receberem a vacina) podem adoecer, desenvolver complicações, entre elas as pneumonias e também podem ir a óbito. Então, é muito importante que as pessoas se vacinem.”

Até 14 de março foram registrados 320 casos e 29 mortes pelos três tipos de vírus Influenza, que causam a gripe, em todo o país.

Em Manaus, os idosos que não têm cadastro junto a uma Estratégia Saúde da Família, e ainda não foram vacinados, deve fazer por meio da internet. O endereço eletrônico é: semsa.manaus.am.gov.br. Além disso, é possível ter mais informações por telefone, no número: 3228-8700.

Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

Texto: Sabrine Cruz

Foto: Agência do Rádio

spot_img