27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus sedia congresso de terapia intensiva e recebe mais de 700 estudantes e profissionais de todo o país

Na última sexta-feira (24) e sábado (25), Manaus sediou pela primeira vez um dos maiores congressos de terapia intensiva do país, o CONNEMI. O evento representou um marco para a área da saúde no Amazonas e reuniu no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na zona centro-oeste de Manaus, mais de 700 congressistas, entre estudantes e profissionais, além dos principais especialistas do Brasil.

Reconhecido nacionalmente como um amplo fórum científico, o Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva (CONNEMI) teve um diferencial em sua décima edição. Além de trazer para Manaus um debate inédito sobre o futuro dos tratamentos voltados aos pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), o evento também teve o lançamento nacional da Campanha de Prevenção da Infecção em UTI.

O presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Fernando Suparregui, destacou em seu discurso que os índices de infecções em ambiente hospitalar são alarmantes e merecem atenção especial da equipe multidisciplinar que atua nas UTIs.

“Os eventos científicos deixam uma marca. Por isso, a importância de dar ênfase ao tema da campanha nacional da AMIB no CONNEMI Manaus. Focaremos na prevenção de pontos importantes que devem ser observados no combate à infecção”, afirmou Suparregui.

Acadêmicos e profissionais de medicina adulto e pediátrica, enfermagem, psicologia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia e fisioterapia de diversas partes do Brasil tiveram a oportunidade de atualizar conteúdos e técnicas nas mais de 50 palestras, conferências e mesas redondas oferecidas no congresso.

O estudante de Parintins, cidade do interior do Amazonas, Joaquim Rodrigues, que cursa o quinto período de enfermagem, destacou a importância da participação no evento. “Congressos de nível nacional são essenciais para a carreira acadêmica e profissional, pois, além de atualizações, acabam abrindo espaço para os estudantes interagirem com profissionais da sua área e de outros segmentos”, afirmou.

Ainda de acordo com Joaquim, outra importante contribuição do CONNEMI foi o contato com especialistas de renome mundial, responsáveis por abordar os temas da programação. “São pessoas gabaritadas, que estão há muitos anos atuando e têm muitas experiências para compartilhar. Ter essa oportunidade de trocar conhecimentos foi incrível”, enfatizou.

Ao todo, mais de 100 palestrantes participaram do evento. Entre eles, especialistas do Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão, Bahia, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para a presidente da Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva (SATI), Liane Cavalcante, responsável pela organização do congresso, a o CONNEMI simboliza a entrada do Amazonas no circuito nacional de eventos científicos.

“Os resultados são extremamente positivos. O congresso foi um destaque em organização, em número de participantes e pela integração de oito especialidades. O legado que ele deixa é a comprovação da força do nosso estado no cenário brasileiro da terapia intensiva. Aguardamos ainda mais eventos desse porte para a evolução dos profissionais da região”, apontou a médica intensivista.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui