O Comitê Organizador apresenta a proposta do Forúm Social Mundial da Biodiversidade (FSMBIO), edição 2015, com o foco na reflexão sobre o clima, agroecologia, meio ambiente, mercado de trabalho, biodiversidade e água. O encontro acontecerá de 26 a 30 de janeiro em Manaus.

Um espaço aberto para debater ideias, formular propostas, troca de experiências e articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade empenhadas na construção de uma sociedade consciente do seu papel para a manutenção do equilíbrio social e ambiental. É assim que se configura o Fórum Social Mundial da Biodiversidade – Manaus 2015.

O encontro articula demandas dos movimentos sociais como: 1-Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar; 2 -Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical; 3 –Bacias hidrográficas como base de planejamento; 4 –Mudanças climáticas e Direitos Humanos; 5 – Biodiversidade, bioética e Outro Mundo Possível.

“O Fórum da Biodiversidade é um momento aberto para discussões da sociedade civil organizada, que se opõem ao Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça, onde se reúne líderes da economia mundial durante o mesmo período. O que temos hoje é a oportunidade de discutir com o resto do Mundo o tema Biodiversidade a partir da Amazônia, a partir de Manaus. Será uma satisfação construir esse espaço para todos nós que debatemos essas questões tão relevantes e que são pautas oriundas dos movimentos sociais, sendo também um estímulo para a construção do Fórum Social Mundial a ser realizado em maio na Tunísia”, afirma Deivid Santarém, um dos articuladores do FSMBIO 2015.

O Fórum incentiva as entidades e movimentos participantes a situar suas ações, do nível local ao nacional e buscando uma inserção ativa nas instâncias internacionais, como questões de cidadania global, introduzindo na agenda as práticas transformadoras que estejam cooperando na construção de um mundo mais solidário. O Brasil por meio de seus movimentos sociais tem sido palco destes debates e mobilizações, constituindo a etapa Manaus uma preparação ao FSM da Tunísia em março de 2015 e o próximo COP na França em dezembro de 2015.

SERVIÇO
O QUE: Forúm Social Mundial da Biodiversidade (FSMBIO) – 2015
QUANDO: 26/01/2015
HORA: 14h (Credenciamento)
ONDE: Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasquez, localizado ao lado da Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Nery
INSCRIÇÃO: http://fsmbio2015.blogspot.com.br/p/inscricao.html

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/01 – segunda-feira (14 às 21h)
Abertura e Marcha “Um novo mundo é possível”
14 h – Credenciamento
16 h – Marcha de Abertura: Um novo mundo é possível
19 h – Abertura com os Movimentos Sociais

Dia 27/01 – terça-feira (14 às 18 h)
Tema: Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar

Dia 28/01 – quarta-feira (14 às 18h)
Tema: Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical

Dia 29/01 – quinta-feira (14 às 18h)
Tema: Bacias hidrográficas como base de planejamento

Dia 30/01 – sexta-feira (8 às 12h)
Tema: Mudanças climáticas e Direitos Humanos

Dia 30/01 – sexta-feira (14 às 17h)
Tema: Biodiversidade, bioética e Outro Mundo Possível

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here