Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

Manaus será sede do “11º Encontro de Provedores Regionais”, evento que reunirá profissionais do Norte do país e que acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, no Hotel Blue Tree Premium, na avenida Umberto Calderaro Filho, 817, Adrianópolis, a partir das 8h30. O encontro é promovido pela Fundação Bit Social, organização formada por jornalistas, ativistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais.

A Bit Social é responsável pela revista ARede, única publicação brasileira que trata do uso das tecnologias da informação e da comunicação, como instrumentos de transformação pessoal ou coletivo, em projetos públicos e privados com fins sociais.

O diretor presidente da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), Tiago Monteiro de Paiva, é um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o encontro é uma oportunidade para discutir temas como políticas públicas, tecnologias, financiamentos e as redes da Amazônia. “Com os investimentos que os governos federais e estaduais têm realizado na melhoria da conectividade da região, esperamos que muito em breve aconteça uma ampliação desse mercado para pequenos provedores, tanto na capital quanto no interior. E a realização do evento já é um indicativo desse processo, que consideramos positivo, pois quanto maior a oferta, melhor se torna a qualidade do serviço” afirma.

O encontro de provedores regionais é realizado desde 2013 e tem como objetivo debater o mercado de fornecimento de internet, sob os aspectos da tecnologia, serviços e fontes de financiamento. O evento serve para levar informação para os fornecedores de internet regionais, que têm importante papel na universalização da banda larga no país. Este ano, o encontro vai contar com representantes de provedores de internet dos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Pará.

O diretor da PRODAM vai apresentar, durante a sua palestra, os projetos de banda larga que estão em andamento no estado, como o Amazonas Digital, Projeto do Gasoduto Coari-Manaus e Amazônia Conectada. De acordo com o diretor, a intenção é mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado, em torno da inclusão digital.

Entre os projetos que serão apresentados, o diretor da PRODAM explica que o do Gasoduto Coari-Manaus, que tem como missão levar internet banda larga aos municípios localizados ao longo do gasoduto, já está concluído em Iranduba e Manacapuru. “Nesses locais, a internet banda larga já está disponibilizada em órgãos públicos e também para a população, que pode se conectar via WIFI em hotspots localizados em espaços públicos”, explica Tiago Paiva. Ainda de acordo o presidente da PRODAM, os próximos munícipios a serem contemplados com o projeto serão Caapiranga, Codajás e Coari.

As inscrições para o “11º Encontro de Provedores Regionais” são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3129- 9928.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here