Manaus sediará o “11º Encontro de Provedores Regionais”, evento que reunirá profissionais do Norte do país

Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

Manaus será sede do “11º Encontro de Provedores Regionais”, evento que reunirá profissionais do Norte do país e que acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, no Hotel Blue Tree Premium, na avenida Umberto Calderaro Filho, 817, Adrianópolis, a partir das 8h30. O encontro é promovido pela Fundação Bit Social, organização formada por jornalistas, ativistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais.

A Bit Social é responsável pela revista ARede, única publicação brasileira que trata do uso das tecnologias da informação e da comunicação, como instrumentos de transformação pessoal ou coletivo, em projetos públicos e privados com fins sociais.

O diretor presidente da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), Tiago Monteiro de Paiva, é um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o encontro é uma oportunidade para discutir temas como políticas públicas, tecnologias, financiamentos e as redes da Amazônia. “Com os investimentos que os governos federais e estaduais têm realizado na melhoria da conectividade da região, esperamos que muito em breve aconteça uma ampliação desse mercado para pequenos provedores, tanto na capital quanto no interior. E a realização do evento já é um indicativo desse processo, que consideramos positivo, pois quanto maior a oferta, melhor se torna a qualidade do serviço” afirma.

O encontro de provedores regionais é realizado desde 2013 e tem como objetivo debater o mercado de fornecimento de internet, sob os aspectos da tecnologia, serviços e fontes de financiamento. O evento serve para levar informação para os fornecedores de internet regionais, que têm importante papel na universalização da banda larga no país. Este ano, o encontro vai contar com representantes de provedores de internet dos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Pará.

O diretor da PRODAM vai apresentar, durante a sua palestra, os projetos de banda larga que estão em andamento no estado, como o Amazonas Digital, Projeto do Gasoduto Coari-Manaus e Amazônia Conectada. De acordo com o diretor, a intenção é mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado, em torno da inclusão digital.

Entre os projetos que serão apresentados, o diretor da PRODAM explica que o do Gasoduto Coari-Manaus, que tem como missão levar internet banda larga aos municípios localizados ao longo do gasoduto, já está concluído em Iranduba e Manacapuru. “Nesses locais, a internet banda larga já está disponibilizada em órgãos públicos e também para a população, que pode se conectar via WIFI em hotspots localizados em espaços públicos”, explica Tiago Paiva. Ainda de acordo o presidente da PRODAM, os próximos munícipios a serem contemplados com o projeto serão Caapiranga, Codajás e Coari.

As inscrições para o “11º Encontro de Provedores Regionais” são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3129- 9928.