27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Manaus terá campanha contra obesidade e por mais qualidade de vida

Durante a entrega de 56 cadeiras de rodas adaptadas a pessoas obesas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou nesta quarta-feira, 17/7, uma grande mobilização contra a obesidade. As cadeiras foram adquiridas por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Conceição Sampaio, atual secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A cidade é a 4ª entre as capitais brasileiras com maior número de pessoas obesas, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, de 2017.

“Com toda a nossa tradição de mais de 10 mil anos herdada dos índios e com uma tradição alimentar baseada no peixe, não podemos admitir essa situação. Vamos declarar guerra à obesidade. Manaus é uma cidade que não tem razão para, entre as capitais e o Distrito Federal, termos um dos piores índices de obesidade. Vamos fazer uma semana de palestras, de conscientização, visitação comunitária para chamar as pessoas a entender que elas terão uma vida de melhor qualidade se emagrecerem e se colocarem em forma para aproveitar a vida”, afirmou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, na solenidade que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

No evento foram entregues à rede pública municipal 56 cadeiras de rodas, que serão utilizadas em Unidades Básicas de Saúde de todas as zonas da cidade, inclusive da área rural, para a mobilidade de pacientes com obesidade e que procuram essas unidades para tratamento de saúde.

“É importante lembrar que isso faz parte de um pacote de emendas para a Atenção Básica, a saúde primária que tanto precisamos. Em 2016, eu tive a chance como deputada federal de ser a relatora do Estatuto da Pessoa com Obesidade. O Brasil precisa fazer esse enfrentamento contra a obesidade e hoje nossas UBSs estarão recebendo essas cadeiras de rodas dentro de um programa que o próprio Ministério da Saúde vem recomendando”, explicou Conceição Sampaio.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, reforçou ainda que, além da campanha solicitada pelo prefeito, a secretaria já possui um programa voltado para a prevenção e o tratamento da obesidade e suas consequências, incluindo a orientação nutricional. “Basta acessar o site da Semsa – www.semsa.manaus.gov.br – e verificar as unidades onde existem esses serviços e fazer o agendamento”, explicou.

O prefeito lembrou que, além da atenção à saúde na rede municipal, a Prefeitura de Manaus dispõe de um conjunto de aparelhos nas 60 academias populares já entregues à população e mais dez programadas para este ano, além de 42 espaços esportivos que entrarão em recuperação. “Mas, até mesmo uma simples caminhada é saudável e recomendada para ajudar na qualidade de vida”, disse.

Emendas para Manaus

As cadeiras são provenientes de emenda parlamentar da atual secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, quando deputada federal. Além dessa ação, a secretária em conjunto com o também então deputado federal Arthur Bisneto, direcionou emendas que vão dotar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) de 24 novas ambulâncias já nos próximos dias, além de destinar R$ 5 milhões para despesas de custeio da saúde.

“Em primeiro lugar quero agradecer muito a grandeza da Conceição Sampaio que sempre teve esse olhar para Manaus e para a saúde enquanto deputada, sem olhar se o prefeito era de seu partido ou não. Agradecer ao ex-deputado Arthur Bisneto por ter feito essa parceria com ela para as ambulâncias. E não poderia esquecer de agradecer o deputado Átila Lins, que também tem sempre se preocupado em mandar recursos para Manaus”, afirmou o prefeito.

Foto – Alex Pazuello / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui