25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

“Manaus terá prefeito para resolver o problema do transporte coletivo”, diz Zé Ricardo

A capital amazonense tem um dos piores sistemas de transporte coletivo do país, na avaliação do candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), precisando urgentemente de ação prioritária do Município, enquanto serviço essencial. Para isso, ele propõe reunir os usuários, os empresários e o poder público para discutir a planilha de custos, rever o contrato de concessão com as empresas de ônibus, cobrando renovação e ampliação da frota, para chegar em um preço justo, além de repassar a gestão do serviço à Prefeitura, saindo das “mãos dos empresários”.

“O problema no transporte coletivo de Manaus é muito antigo. Entrou prefeito, saiu prefeito e nada foi resolvido. Em 1983, quando Amazonino foi prefeito, aumentou a tarifa de ônibus em 100%, mesmo com frota velha. Na época, o povo protestou e até teve depredação de ônibus. Depois disso, ele foi prefeito duas vezes e mais quatro vezes governador. Alfredo também já foi prefeito duas vezes e Arthur Neto, três vezes. Ninguém resolveu. Os outros candidatos falam agora que vão resolver a questão do transporte. Mas eles não vão fazer isso, porque são todos amiguinhos dos donos das empresas de ônibus. Eu não sou amiguinho de empresário de ônibus e assumo o compromisso com a população em melhorar o sistema”, declarou Zé Ricardo.

Em sua gestão, ele fará cumprir o que está previsto no contrato de concessão com as empresas de transporte e na Lei Orgânica do Município (Lomam), com a colocação de 200 a 300 ônibus novos por ano nas ruas, e não apenas em época de eleição. “Já denunciei no Ministério Público ônibus circulando com validade vencida. E, para completar, este ano, a Prefeitura repassou R$ 121 milhões em recursos (subsídios) aos empresários de ônibus. E qual foi a contrapartida? 112 ônibus novos. Muito pouco, para todo esse dinheiro. Vamos repassar a gestão do sistema para a Prefeitura, que é o poder concedente e quem deve fazer a fiscalização, as intervenções e ter os dados diários das rotas em circulação na cidade”.

Implementar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana é a meta do candidato quando assumir a gestão do Município, para tratar do transporte coletivo, alternativo, dos táxis e mototáxis, e também do transporte hidroviário, com linha exclusiva pela orla de Manaus. Irá implantar os corredores exclusivos para ônibus, o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), mas para todas as zonas da cidade, e já iniciando os estudos para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho). E irá construir abrigos de ônibus – em muitos bairros não existem abrigos, somente placas nos postes, e as pessoas são submetidas ao sol e à chuva para pegar o transporte, como ainda implementará o Passe Livre Estudantil, começando com tarifa imediata de R$ 1 aos estudantes.

*Como agenda desta quarta (11)*, Zé Ricardo e sua vice, Marklize, fazem programação extensa de bandeiraço e minicomício ao longo do dia pelas zonas Sul (Japiim, Betânia e Feira da Panair) e Norte da cidade (Cidade de Deus e Mutirão).

Assessoria de Comunicação do candidato Zé Ricardo

spot_img