27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

‘Mapa Vivo de Obras’ completa um ano e ganha destaque por garantir transparência aos investimentos do Governo do Amazonas

Neste mês de junho, o Mapa Vivo de Obras completa um ano de implantação. De iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), a ferramenta de gestão é apontada como uma das mais eficazes do País, sendo disponibilizada ao público para acompanhar o andamento de todas as obras do governo estadual na capital e no interior.

Este sistema de consulta às obras públicas do Estado, que qualquer cidadão pode ter acesso, desde que disponha de internet, é o Mapa Vivo de Obras, que está inserido na plataforma “e-Obras”.

Essa tecnologia é uma plataforma de gestão desenvolvida para gerenciar informações e conceder total transparência às obras de responsabilidade do Governo do Estado na capital e no interior. Ao consultar o Mapa Vivo, o cidadão terá acesso a informações físicas, financeiras e o status das obras.

Para consultar o Mapa Vivo de Obras, deve-se acessar o site da Seinfra, no endereço eletrônico www.seinfra.am.gov.br e clicar no banner e-obras, ou se preferir pode acessar diretamente o link: http://eobras.am.gov.br/obras-gov-map/#/map.

“É importante ressaltar que essa ferramenta pode ser acessada por qualquer cidadão em qualquer parte do Brasil e do mundo e obter informações detalhadas, com absoluta transparência, sobre todas as nossas obras”, destacou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Facilidade de acesso – Para facilitar o acesso às informações contidas no mapa, a Seinfra lançou um vídeo tutorial detalhado (disponível nas redes sociais da secretaria) explicando o passo a passo ao cidadão. O mapa também disponibiliza uma ferramenta de busca, que permite pesquisar por município, bairro e rua.

A plataforma oferece três opções de visualização denominadas de Mapa, satélite e Mapa de Calor. No Mapa, o internauta pode visualizar todas as regiões com as obras da Seinfra. No satélite, é possível verificar a localização da obra com mais detalhes, já no Mapa de Calor é possível identificar as regiões com a maior concentração de obras no estado.

Lizandra Brugnara, responsável pelo setor de Planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, destacou que essa ferramenta de gestão está completando um ano neste mês de junho. De acordo com ela, em 2019, a Seinfra trabalhou intensamente para que a população tivesse acesso aos dados dos contratos e convênios.

A plataforma também permite acompanhar todas as obras com as coordenadas geográficas e para facilitar, foi desenvolvido um QR Code (instalado nas placas das obras), o qual dá acesso a todas as informações.

“A obra do Hospital João Lúcio foi a nossa obra pioneira, é a obra exemplo e agora é possível, com o telefone celular apontar para o QR Code na placa e ter acesso automático a todas as informações do contrato ou convênio. Então desde o início, o Governo do Estado se preocupou com a transparência. Nós queremos ser o primeiro estado em nível nacional a trabalhar a transparência com esse nível de imediatismo e qualidade”, declarou Brugnara.

Foto : Divulgação/Seinfra

spot_img