Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Marcelo Serafim parabeniza os artistas circenses

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Para o vereador Marcelo Serafim líder do PSB na Câmara Municipal de Manaus (CMM) é importante valorizar a cultura popular. Neste sentido, ele apresentou a Moção n° 0092/2015 de parabenização aos artistas circenses de Manaus. “A tradicional arte circense que encanta adultos, jovens e crianças é uma cultura passada a cada geração, em nossa cidade temos ótimos artista que merecem essa valorização”, justificou.

Essa arte surgiu na China, onde foram descobertas pinturas de quase cinco mil anos em que aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas. No passado a acrobacia era uma forma de treinamento para os guerreiros de quem se exigia agilidade, flexibilidade e força. Com o tempo, a essas qualidades somou-se a graça, a beleza e a harmonia. A história do circo difunde-se ao redor do mundo na China, Grécia, Índia, Roma e demais países.

Arte brasileira
No Brasil, com suas características itinerante o circo surge no final do Século XIX. No país os números perigosos eram os mais atrativos, entre eles, o trapézio. A primeira escola “Piolin” se instalou na década de 70, em São Paulo. Nos anos 80 surgia a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro e nos dias atuais temos o Circo Contemporâneo Brasileiro. Em Manaus, existe a Associação de Artistas Circenses do Amazonas (ACA) que retomou as atividades em 2010, com objetivo de levar a cultura do circo para as zonas Leste e Oeste da cidade com aproximadamente 40 artistas associados.

-publicidade-