Marcos Pontes abre Torneio de Robótica 2018 em Manaus

Desafiados a identificar e solucionar problemas físicos ou sociais que os seres humanos enfrentam em viagens de longa duração, em exploração espacial no sistema solar, cerca de 300 alunos da região Norte vão participar da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) que este ano traz o tema “Into Orbit” (Em órbita). O lançamento da temporada 2018 será no dia 31, no SESI Clube do Trabalhador.

O evento terá presença do primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial, o tenente-coronel da reserva Marcos Pontes, de 55 anos, que contará detalhes da sua experiência, treinamento e de como é o dia a dia fora do planeta Terra para alunos de escolas públicas e privadas participantes do torneio. Pontes também é ex-aluno do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Bauru (SP).

Além do astronauta, estará em Manaus a Robocamb (SESI de Maceió/AL), equipe que competiu no Torneio de Robótica em Arkansas (EUA), em maio de 2018. O torneio contará ainda com a participação do mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Hidembergue Ordozgoith da Frota, que irá falar sobre suas experiências nesse campo e incentivar os estudantes sobre a importante atuação desse setor.

Veja programação de lançamento do Torneio de Robótica:

 

PROGRAMAÇÃO
09h20 Boas-vindas / SESI AM
9h30 Boas-vindas / SESI Nacional – Terezinha Fonseca (Coordenadora Nacional do torneio e representante do Departamento Nacional do SESI)
09h40 Apresentação da equipe – Robocamb
09h50

 

Lançamento da Temporada – Into Orbit
10h Informações Torneio SESI de Robótica no AM – Glauco Soprano
10h10 Palestra – Professor Hidembergue Frota
10h40 Palestra Into Orbit – Tema da temporada 2018/2019

Marcos Pontes

11h40 Encerramento