24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Marcos Rotta acompanha trabalho no ‘buracão’ onde os moradores deixaram o isolamento com a chegada da infraestrutura

Os moradores da avenida João de Paula e rua do Progresso, antigo ‘buracão’, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, estão deixando pra trás a ausência dos recursos mínimos de infraestrutura e mobilidade e recebendo, pela primeira vez, a possibilidade de viver com segurança, sem os riscos de isolamento pelos alagamentos e lama. Nesta quarta-feira, 23/1, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o vice Marcos Rotta, vistoriaram os serviços de infraestrutura na área, além de limpeza pública, coleta de lixo e iluminação pública de LED.

A mudança de vida está sendo possível a partir da implantação pela Prefeitura de Manaus de, aproximadamente, mil metros de drenagem profunda, além de iluminação a LED, na avenida João de Paula, que passa a ser a “via mais moderna do bairro”, segundo os moradores.

Além da nova avenida João de Paula, agora, a prefeitura está realizando mais um sonho dos moradores da área, recuperando na totalidade a rua do Progresso, que estava em situação precária, sem nenhuma condição de passagem de veículos e dificultando, inclusive, a passagem de pedestres.

Os trabalhadores e máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estão retirando o lixo, a lama e os excessos para prosseguir com o trabalho de terraplanagem, recuperação da drenagem e, posteriormente, o asfalto, garantindo que as duas margens da avenida João de Paula estejam interligadas. “Se o regime de chuva permitir que a gente trabalhe bem, em sete ou oito dias, acabamos o serviço na rua do Progresso”, afirmou Arthur. “E vai ficar perfeita”, garantiu.

Arthur reforçou o empenho que a Prefeitura de Manaus vem demonstrando em levar obras essenciais, como drenagem profunda e superficial, dragagem de igarapés, aterramento e nivelamento de áreas íngremes e asfalto a lugares de difícil acesso, onde as populações se encontram em condições mais vulneráveis. “A gente se dedica à cidade toda, mais claro que a gente se dedica com muito empenho às pessoas que precisam mais, que precisam de verdade. Isso aqui é um exemplo. É só ver como ainda está o lamaçal aqui e como era antes da intervenção que fizemos”, disse o prefeito.

Ele lembrou, ainda, que em 2013, quando assumiu a Prefeitura de Manaus, cada vez que chovia era uma tensão para toda a administração municipal, porque chuva era sinônimo de problemas graves. “Agora, chove e chove e nenhum rio, nenhum igarapé transborda. É a dragagem que estamos fazendo. Porque é assim que vamos evitar os transtornos a mais para cidade, além daqueles que uma chuva forte, naturalmente já traz”, disse. “Manaus está ficando cada vez mais resiliente, cada vez mais capacitada a enfrentar as intempéries”.

O vice-prefeito Marcos Rotta destacou a mudança na vida da comunidade. “As pessoas moravam aqui há 20, 30 anos e saiam daqui de canoa. Hoje tem uma área urbanizada, com mais de mil metros de drenagem profunda, asfalto de qualidade, sarjeta, meio-fio. A prefeitura está fazendo aqui uma operação muito complicada, difícil, mas muito necessária, na rua do Progresso”, destacou.

Moradores, como Ismael Cavalcante, confirmam a melhoria da área. “Agradeço muito a Deus e à prefeitura. Nós temos uma gratidão muito grande”, disse. “Para falar a verdade, essa avenida agora é uma das mais bonitas da Colônia, e a gente está muito feliz por isso. Só temos que agradecer”, completou Francisco Nogueira.

Texto: Jacira Oliveira / Semcom

Foto: Alex Pazuello / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui