26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Marcos Rotta toma posse como deputado federal, neste domingo (1), em Brasília (DF), e participa da eleição para presidente da Câmara dos Deputados

Eleito com 117.995 mil votos no Amazonas, 7,11% dos votos válidos, sendo o quarto mais bem votado, o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) tomará posse do cargo, neste domingo (1). A cerimônia ocorrerá pela manhã, às 12h (horário de Manaus), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Depois da posse, ele irá participar da formação dos blocos que irão compor a disputa pela presidência da Casa, cuja votação acontecerá às 20h (também horário de Manaus), no plenário.

Com 47 anos, Marcos Rotta assume pela primeira vez um cargo no Congresso Nacional, depois de exercer quatro mandatos consecutivos de deputado estadual, entre 1999 e 2014, que o transformaram em um dos políticos mais atuantes do Estado. Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ele foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, onde atuou principalmente no combate aos abusos cometidos pelas operadoras de telefonia celular, sobretudo contra os usuários que residem nos municípios do interior.

No parlamento federal, Rotta destaca que uma de suas prioridades será fortalecer a luta por melhorias na qualidade dos serviços de telefonia móvel e fixa no Amazonas. “Eu presidi a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investiga a má qualidade dos serviços das operadoras de telefonia no Estado. No Brasil, foram instaladas 18 CPI’s sobre o mesmo problema. A minha tarefa será juntar-me aos demais deputados e fortalecer esse trabalho, agora no âmbito federal, sendo mais incisivo, chamando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e as operadoras para o debate”, afirmou.

Abusos cometidos também por operadoras de plano de saúde, bancos e até órgãos públicos, como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), serão alvos de fiscalização do parlamentar. Outra prioridade de Rotta será a implantação de unidades da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) nos municípios do interior. “Iremos renovar o nosso compromisso com a sociedade, desta vez, tendo o apoio do Governo Federal”, afirmou.

Marcos Rotta irá contribuir com os debates sobre a reforma política, uma das prioridades do PMDB no governo da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, ele promete ser um soldado na luta pela recuperação da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho e ao restante do Brasil. Segundo ele, transformar a BR-319 em uma “estrada-parque” é uma alternativa para conseguir do Ministério do Meio Ambiente a autorização necessária para a recuperação de toda a malha viária. A Zona Franca de Manaus (ZFM) também fará parte de seu debate, fortalecendo a bancada amazonense na manutenção dos incentivos fiscais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui