A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, comunica que estão abertas, até o dia 27 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo nos Cursos de Formação de Aquaviários de 2015 de acordo com o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e as Normas da Autoridade Marítima para Aquaviário (NORMAM-13).

Os cursos serão totalmente gratuitos e destinam-se aos candidatos brasileiros, de ambos os sexos, e maiores de 18 anos de idade, que concluíram o 9° ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) para habilitação nas categorias de Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Enfermeiro, Auxiliar de Saúde, Cozinheiro e Taifeiro; e o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série) para Pescador Profissional.

As inscrições poderão ser feitas no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), localizado a Rua Marquês de Santa Cruz, 264, Centro de Manaus, no período de 08h15 às 11h.

O Exame de Seleção será composto de:

– Prova escrita classificatória, abrangendo conhecimentos básicos de Português e Matemática; e

– Teste de Suficiência Física – prova de natação, na distância de 25 metros e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 (dez) minutos.

Ressalta-se que o processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil ou na Marinha Mercante.

Mais informações pelo site: www.com9dn.mar.mil.br, no link Processo Seletivo CTFFAO, ou no endereço do Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental ou pelos telefones (92) 2123-4912 e 2123- 4909.

15 COMENTÁRIOS

  1. Estou cada ves mais triste com o comando da marinha aqui na cidade de manaus porque eles sabem das dificuldades da regiao a sim eles disen entao porque nao colocan nas radios e televisao que vao fazer curso para marinheiro de conves/marinheiro de maquina e outros mais facilitando para quem prescisa ter uma carteira maritima e nas
    Provas nao prescisa colocar questoes como a teoria do universo raises cuadrada ou valor relativo da vida porque quen vai tirar carteira maritima sabe navegar nossos rios e lagos bem mais que um militar da marinha ou dos fuzileiros navais porque nos no nosso dia a dia no interior usamor canoa rabeta deslisadeira embacacao de cualquer tamanho p nos locomover por estes rios lagos igarapes nos temos pesoas aqui na cidade capas de comandar cualquer tipo de embarcacao so nao temos a carteira poque e uma burocracia muito grande entao como eles queren pedir carteira em uma abordagen no rio se amarinha coloca as dificuldades para se obter uma carteira maritima .
    fica o meu pesar com a palavra a capitania dos porto em manaus .

  2. Sou técnica em enfermagem e preciso fazer esse curso com urgência.
    fui pedir informações na capitania na marquês de santa cruz em Manaus não me deram nem atenção.

  3. preciso de informações sobre cursos para que eu posa fazer a minha inscrição liguei pra a capitania mais não tive nem uma orientação , grato

  4. concordo plenamente como podem exigir a carteira se não tem curso pra formação de profissionais, também to tentando fazer esse curso a um bom tempo

  5. meu amigo eles nao si precupam com os navegante que lutam para ganha seu pau de cada dia…eles apenas si precupa com seu gorno salario final do mes..mais quando eles abordam um podre navegando no Rio.ele parecer os demonios quebram caixa destroi tudo e a inda mutam.esse e a realidade….

  6. Tenho uma vaga de emprego mais não tenho a carteira marítima já faz um tempo q vou la e dizem q nem tem previsão pra abrir edital pro curso!!!

  7. Concordo!
    Fizeram a quele centro de ensino maritmo la no centro que esta em reforma desde o ano passado. Informam la que nao sabem nem se vai ter curso esse ano pq nao tem verba.

  8. Estou de acordo também com os companheiros. sou do para. tenho mais de 16 anos de carteira marítima e mais 23 anos de pratica nos mares da amozonia .ja tentei fazer a prova seletiva 3..vezes em belem mais não consegui primeiro porque não é nada fácil. eu acharia que nós que ja todo esse tempo de carteira marítima auxiliar ..deveríamos ter pelo menos uma chance de canbar nossas carteiras sem ter que fazer o curso preparatório. porque quando nós tiramos essas auxiliares. ja aprendemos o básico de marinharia e sal vantagem. fica a minha dica..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here