25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Maternidade Balbina Mestrinho faz encerramento do Novembro Roxo com homenagem e sessão fotográfica

A Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), encerrou a programação do Mês da Prematuridade, o Novembro Roxo, com uma homenagem aos pais que tiveram bebês prematuros internados na maternidade e uma sessão fotográfica especial para os bebês que ainda permanecem sob os cuidados da unidade.

A diretora da maternidade, Rafaela Farias, abriu a solenidade destacando a importância dos cuidados necessários de uma criança prematura e a necessidade de dedicação exclusiva dos pais após a chegada surpresa do bebê.

Estiveram presentes na sessão comemorativa mães e acompanhantes dos prematuros que estão internados e pais de prematuros que já receberam alta médica, mas que continuam sendo acompanhados pelo programa Follow-Up da maternidade.

Entre as mães que já receberam alta estava Michele de Freitas, de 39 anos, que desde o início da gestação teve muitas surpresas. Depois de descobrir que estava grávida de quatro meninas, ela teve o parto mais cedo e, com isso, as bebês precisaram ficar internadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) por até dois meses.

“Foi um período difícil, eu precisava me dividir no cuidado com as quatro, porque uma das meninas ficou na UTI e as outras ficaram na UCI, então eu tinha que ficar um pouquinho com uma e depois com outra”.

Para a diretora, a programação do Novembro Roxo da maternidade se encerra com um saldo positivo, ao realizar esse encontro entre mães de ex-pacientes da UTI e as mães dos bebês que continuam internados.

“Nós encerramos hoje a programação colhendo o depoimento de ex-usuárias da maternidade Balbina Mestrinho e de mães que estão hospedadas no momento atual, porque a prematuridade vem crescendo em níveis nacionais, então sempre temos mães que, por algum motivo, precisam interromper a gestação antes de completar os nove meses”.

Sessão fotográfica – Idealizada pela coordenação de enfermagem, equipe multidisciplinar e Núcleo de Ensino e Pesquisa, os bebês internados na UTI também ganharam uma sessão de fotos, realizada por uma servidora da unidade. As fotos serão entregues para os familiares no momento da alta médica dos bebês.

Ampliação – Ainda durante a solenidade, a diretora comunicou a transferência gradual dos pacientes para o novo complexo de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), inaugurado nesta quarta-feira (26/11) pelo governador Wilson Lima.

Novembro Roxo – Novembro é o mês oficial de sensibilização sobre a prematuridade, mobilização que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e sobre como preveni-lo, informando sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a família e para a sociedade.

Para 2020, o slogan do Novembro Roxo e do Dia Mundial da Prematuridade foi “Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro”, o tema foi definido pela rede mundial de ONGs que lutam pela causa da prematuridade.

A cor roxa é usada para simbolizar o mês por representar a sensibilidade e individualidade, particularidades dos bebês prematuros. Além disso, a cor roxa também significa transformação.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

spot_img