24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Matrículas do Cetam movimentam unidades na capital

Candidatos que se inscreveram em um dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) movimentaram, nesta quinta-feira (12/03), as dez unidades da capital onde as aulas irão acontecer.

As matrículas começaram hoje e vão até amanhã (13/03), das 8h às 12h e das 13h às 17h. É preciso que o candidato leve sua documentação à unidade onde conquistou vaga para poder confirmar a participação no curso.

As inscrições para mais de 70 diferentes cursos e mais de 6 mil vagas foram online, na quarta-feira (11/03), somente para Manaus.

Às 7h30 de hoje, a mineira Wanessa Cristina Gonçalves, 51, já se encontrava na sede da Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison, no São Jorge, zona oeste de Manaus. Ela foi se matricular no curso de Confeitaria de Bolos Artísticos.

“Estou muito feliz por ter conseguido me inscrever”, conta Wanessa, informando que ligou o computador às 7h30 do dia 11 de março e ficou atualizando o site do Cetam até dar 8h. “Me inscrevi às 8h02 e fui a número 22 a efetivar vaga. O importante é persistir”, ressalta ela, que é formada em Letras e está desempregada desde 2016.

Quem também não escondia a satisfação por iniciar um curso pelo Cetam era Bárbara Brito, 23. Formada em Design, ela trabalha na área e vai cursar Fotografia no Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no Alvorada, zona centro-oeste.

“Meu objetivo é agregar conhecimento. E fotografia tem a ver com a minha profissão”, diz Bárbara, explicando como fez no dia das inscrições online. “Dez minutos antes das 8h já estava atualizando a página do Cetam. Consegui me inscrever às 8h03. Só restavam 14 vagas e uma foi minha”, comemora.

Para se matricular é necessário ir à unidade para onde conseguiu vaga, levando cópias da identidade, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. No curso de Informática Avançada, o candidato inscrito precisará levar o certificado de conclusão de Informática Básica com, no mínimo, 40 horas/aula. Para outros cursos deve ser apresentada cópia do certificado do curso indicado com pré-requisito mínimo.

Os cursos iniciarão dia 23 de março, nos turnos da manhã, tarde e noite, em dez unidades localizadas em Manaus. Destas, sete são os centros estaduais de Convivência da Família (Cecf) Padre Pedro Vignola, Teonízia Lobo, André Araújo, Magdalena Arce Daou, 31 de Março e Miranda Leão, e mais o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida, numa parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

As outras três unidades são o Centro Cultural Aníbal Beça, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison e o Instituto Benjamin Constant (IBC), unidades próprias do Cetam.

Lista de espera – Na próxima segunda-feira (16/03), das 8h às 12h e das 13h às 17h, será divulgada a lista de espera para os cursos onde houve desistência. Os candidatos que receberam e-mail confirmando que estavam nessa condição deverão comparecer à unidade onde buscaram vaga e verificar se seu nome consta na relação em espera.

FOTO: DIVULGAÇÃO/CETAM

spot_img