24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

MEC abre seleção para cursos do programa Idiomas Sem Fronteiras

O Ministério da Educação abriu o edital com o cronograma do processo seletivo para os cursos presenciais do programa Idiomas Sem Fronteiras. Os interessados poderão concorrer a vagas para os cursos de línguas alemã, espanhola, francesa, italiana, japonesa e de português como língua estrangeira. No total, serão três ofertas de vagas e o prazo de inscrição da primeira oferta termina no dia 31 de agosto. As aulas serão oferecidas pelos Núcleos de Línguas das universidades federais credenciadas pelo Idiomas sem Fronteiras e o início dos cursos para os selecionados nesta chamada será no dia 18 de setembro. Os cursos variam de 16 a 48 horas e as vagas podem ser preenchidas por estudantes, docentes e técnicos administrativos das universidades federais cadastradas como Núcleo de Línguas e que oferecem os idiomas relacionados. O coordenador do Idiomas Sem Fronteiras da Universidade de Brasília, Virgílio Almeida, explica que a iniciativa é essencial para a qualificação de alunos que querem se tornar pesquisadores.

“A gente precisa virar uma universidade internacional. A gente precisa ser capaz de atrair estudantes e pesquisadores de outras universidades para as nossas universidades brasileiras; assim como permitir que nossos alunos de graduação, de pós-graduação e nossos professores, pesquisadores possam também participar de pesquisa e ensino em extensão fora do país.”

O programa beneficia também quem está se formando. É o caso do estudante de Letras Felipe Gomes Pereira.

“Em várias turmas há vários alunos que são doutores, professores da UnB e eu sou graduando. Para mim é uma oportunidade muito boa, eu aprendo bastante e é um jeito de me aperfeiçoar, porque eu pretendo também seguir na carreira acadêmica, na minha área de Letras. Então para mim é uma oportunidade muito boa.”

Cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. O candidato selecionado que não participar da reunião estará automaticamente desclassificado para a realização das aulas. Para ler a íntegra do edital e ficar sabendo as datas das inscrições da segunda e terceira oferta de vagas, acesse o portal do Idiomas sem Fronteiras, que é o www.isf.mec.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui