25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

MEC lança Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

Documento apresenta cuidados importantes no retorno das atividades escolares e atendimento educacional especializado presenciais.

A Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), por meio da Secretaria de Modalidades Especiais (SEMESP) do Ministério da Educação (MEC) lança hoje a Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos na Educação Básica. Com ações de orientação para aprimorar o atendimento de estudantes com deficiência auditiva sinalizantes, surdos, surdocegos, surdos com altas habilidades/superdotação, surdos com deficiências associadas, a cartilha apresenta cuidados importantes no retorno das atividades escolares e atendimento educacional especializado presenciais.

A cartilha está organizada em sete tópicos, discorridos ao longo das 25 páginas que compõem o documento. Dentre outros, são abordados temas como a máscara para estudantes surdos, já que as expressões faciais são tão importantes para uma comunicação afetiva e as máscaras comuns podem atrapalhar a visualização; a disposição das salas de aulas; e como capacitar e aprimorar o atendimento dos profissionais. Ao final da cartilha, são dispostos dados que auxiliam no combate da Covid-19, além de importantes cuidados a serem tomados para prevenir o vírus.

A SEMESP ressalta que em relação aos aspectos administrativos dos sistemas de ensino e o funcionamento de escolas e locais de atendimento educacional especializado, é importante seguir as orientações e normas emitidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas próprias de cada sistema estadual, municipal e distrital.

Clique aqui e confira a Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos na Educação Básica.

spot_img