24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mecânica automotiva também para mulheres no SENAI

Precisão e habilidade para diagnosticar e reparar problemas que dificultam o bom desenvolvimento do veículo não é exclusividade apenas dos homens. Foi o que afirmou o instrutor da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, Luis Cesar Pardo, no minicurso “Mecânica de automóveis para mulheres” ao orientar as mulheres sobre a importância de saber identificar a gasolina ideal, o tempo certo para a troca de óleo, sem enganação.

A estudante Maria Antônia Rodrigues, 16 anos, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Ruy Araújo, conheceu um pouco do curso de mecânica automotiva e se surpreendeu com as diversas ações que podem ser feitas também pelas mulheres, como reconhecer a necessidade de trocar o óleo do motor ou simplesmente, colocar água no radiador, e ainda se sentir independente em relação a um assunto que, geralmente, é de interesse dos homens.

“É bom conhecer o carro e saber que nós mesmos podemos verificar o óleo, a água, sem precisar de um homem ou oficina para isso, até mesmo porque não é sempre que temos um tão próximo de nós. São pequenos detalhes, mas que são muito importantes para o funcionamento do veículo”, disse a estudante que participou da programação, que fez parte da 10ª edição do Mundo SENAI na Escola Waldemiro Lustoza (ESWL).

Gasolina comum ou aditivada?

Saber qual gasolina utilizar em seu veículo também foi um dos pontos importantes explorados no minicurso e que, de acordo com Luis Pardo, o mais indicado é utilizar a aditivada, por conter uma espécie de aditivo de limpeza que, ao passar pelo motor, dissolve a goma e ajuda na limpeza do motor. “Deve-se observar o que diz, em seu manual. Tem dúvida em qual colocar? Pergunte sempre a ele, ainda mais se nunca utilizou a gasolina aditivada. Se vai colocar pela primeira vez, coloque aos poucos, para que seu motor se acostume, e não venha a deixar você na mão”, sugere Pardo.

A troca do óleo, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do veículo e, para não errar na troca, o instrutor indica que a primeira ação do condutor seja a de observar as especificações do motor encontradas na parte de fluídos do manual de cada carro, que mostra as especificações corretas de API (American Petroleum Institute, em português, Instituto Americano de Petróleo) e SAE (Society of Automotive Engineer, em português Sociedade dos Engenheiros Automotivos), características primordiais a serem observadas.

Troca de óleo. Cinco mil ou 10 mil quilômetros?

“Quando uma mulher chega ao posto para trocar o óleo do seu carro, e o vendedor questiona se quer colocar óleo de cinco ou 10 mil quilômetros, alegando um ser melhor do que o outro, por ser sintético e o outro semissintético, a informação é improcedente, pois o que importa é colocar o óleo de acordo com as especificações do motor e não por ser de cinco ou de 10”, afirma o instrutor Luis, que alerta também que nem sempre o produto mais caro, é necessário para o seu veículo.

O tempo de troca de óleo varia de acordo com o carro, de cinco mil a 10 mil quilômetros rodados, ou de seis meses a um ano (dependendo do Fabricante do Motor), o que não isenta o condutor de verificar o nível de óleo, semanalmente, ou de acordo com o especificado, também no manual. Dentre outras funções, o lubrificante deve evitar o contato entre as superfícies metálicas, refrigerar e manter o motor limpo, independentemente de ser mineral, sintético ou semissintético.

O profissional

O mecânico de automóveis é o profissional responsável por cuidar da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças.

Pretensão salarial

A faixa salarial do mecânico de automóvel fica entre R$ 1.092,03 e R$ 3.400,66, levando em conta o piso salarial e o teto salarial médio de profissionais contratados com carteira assinada em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a nível nacional.

Em qual curso devo entrar e onde

Os interessados em aprofundar os conhecimentos e se profissionalizar na área automotiva devem realizar o curso de “Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva”, na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, localizada na Av. Carvalho Leal, 555, bairro Cachoeirinha.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui