27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Medicina conquista Bicampeonato na segunda edição do JUNIUEA

JUNIUEA_I Foto Joelma SanmeloO segundo lugar ficou com a equipe de Parintins. Itacoatiara, Enfermagem, e Engenharia Naval, ficaram, respectivamente com o 3º,4º e 5º lugar.

Com 2329 pontos o curso de Medicina conquistou o bicampeonato da Classificação Geral na segunda edição dos Jogos Universitários da Universidade do Estado do Amazonas (JUNIUEA). A competição ocorreu entre os dias 1 e 10 de julho e reuniu cerca de 1500 acadêmicos de 19 municípios do Amazonas.

“O sentimento maior é o de agradecimento a todo mundo que participou e que suou a camisa para que o troféu continuasse com o curso de Medicina. Nós também ganhamos outro troféu, que foi alcançar o objetivo maior do JUNIUEA, a integração com alunos de outros cursos e municípios. Durante os jogos nós fizemos amizade com colegas de diversos municípios como Parintins, Itacoatiara e Manacapuru”, disse Renato Galvão, acadêmico do oitavo período de Medicina.

O segundo lugar ficou com a equipe de Parintins, que alcançou 2.215 pontos. Itacoatiara em terceiro, com 2.120 pontos; Enfermagem no quarto lugar, com 1.748 pontos e no quinto lugar ficou o curso de Engenharia Naval com 1.704 pontos. A competição foi realizada em 19 modalidades, além de 22 provas de atletismo. As atividades aconteceram na Fundação Vila Olímpica, Ginásio Renê Monteiro, Estádio da Colina: Ismael Benigno, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e Escola Superior de Tecnologia (EST).

“Durante os dias de competição, o esporte promoveu o congraçamento entre pessoas. Vários aqui tiveram a oportunidade de conhecer colegas de diversos municípios do Amazonas e puderam ver o nascimento de amizades que ficarão para o resto da vida, pessoas que talvez nunca fossem se conhecer. Isso não tem um valor estimável”, disse o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Dos cerca de 1500 alunos que participaram das competições, aproximadamente 500 eram do interior do Estado. Os universitários das unidades do interior tiveram as despesas de alimentação, acomodação e transporte custeadas pela instituição.

“Embora os jogos sejam uma competição, também é um momento de fazer amizades, rever amigos, aprender a respeitar as regras do jogo, uma conquista que também vale para a vida pessoal e profissional”, disse o coordenador do JUNIUEA, Jeferson Jurema.
Final do futebol

A cerimônia de encerramento foi realizada na noite do último sábado (11), no Estádio da Colina Ismael Benigno, onde também foi realizada a final do Futebol. O placar final de 7 x 3 deu o bicampeonato ao time de Parintins. No segundo lugar, ficou a equipe do curso de Engenharia Mecatrônica.

“Essa vitória temos que agradecer a toda a equipe. Para chegar aqui tivemos que nos esforçar bastante. Em razão do Festival de Parintins, tivemos que parar nossos treinos, mas conseguimos alcançar o objetivo”, disse o capitão do time de Parintins, Rogerson Farias.

Corrida Rústica e Passeio Ciclístico

Na manhã do sábado (11), foi realizada a segunda edição da Corrida Rústica da UEA. O percurso de 5 km foi realizado nas dependências da Fundação Vila Olímpica. O acadêmico de Educação Física do município de Apuí, Lucas Augusto Pereira, conquistou o bicampeonato.

“A sensação é de dever cumprido. Treinei bastante para chegar aqui e consegui. É complicado sair de muito longe, aproximadamente dois dias de viagem, e quando cheguei aqui busquei fazer o meu melhor”, disse o campeão.

À noite, o JUNIUEA promoveu o Passeio Ciclístico. A largada foi feita na Vila Olímpica e percorreu as avenidas Pedro Teixeira, Constantino Nery e Avenida Brasil, até chegar ao Estádio da Colina Ismael Benigno.

Homenageados

A segunda edição do JUNIUEA homenageou o ex-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo e o membro da Seleção Brasileira de Natação, Alfredo Jacaúna.

“Eu fico extremamente gratificado por essa lembrança. O Amazonas se beneficiará por esse trabalho do departamento de esporte da UEA. Além de incentivar o esporte, esse evento promove a troca de ideias e a esperança de novas luzes para a instituição”, disse Gesta.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui