25.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Médicos do Amazonas retomam serviços após acordo com governador Wilson Lima

Em um desenvolvimento significativo para a saúde pública do Amazonas, representantes das empresas médicas prestadoras de serviço à rede pública de saúde retomaram 100% dos atendimentos nas unidades estaduais de Manaus e no interior, após um acordo firmado com o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (07/12). A reunião contou com a presença de 15 representantes das empresas médicas, membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o líder do governo na Casa Legislativa.

O acordo envolveu o estabelecimento de um cronograma de pagamento para repasses pendentes. O governo do Estado já havia efetuado parte dos pagamentos de agosto de 2023, com os repasses de três empresas pendentes agendados para 14 de dezembro. Os pagamentos de setembro serão realizados em 21 de dezembro, e os de outubro em 21 de janeiro. Discussões sobre os meses de novembro e dezembro de 2023 serão realizadas em reuniões futuras, considerando a previsão de receita do Estado para 2024.

Wilson Lima também se comprometeu a resolver as pendências financeiras com as empresas médicas dos anos de 2021 e 2022 a partir de março de 2024, parcelando os valores em cinco vezes. O governador ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo Amazonas devido à estiagem severa, que impactou a arrecadação e as previsões financeiras.

Os representantes médicos expressaram gratidão pela proposta e confirmaram o retorno imediato às suas atividades ambulatoriais e eletivas. A neurocirurgiã Cecília Granjeiro e o clínico geral Victor Hugo Barros destacaram a positividade do encontro. A deputada Mayara Pinheiro enfatizou a importância do rápido acordo para solucionar o impasse.

O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, juntamente com os secretários Flávio Antony (Casa Civil) e Sérgio Litaiff (de Governo) e técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz), também participaram da reunião, que resultou na resolução da situação e na retomada total dos serviços de saúde no Amazonas.

spot_img