As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Meio ambiente e segurança são temas do 2º dia de atividades do programa ‘Muda Manaus’

Gov Agricultura

Escola Estadual Raimunda Holanda recebeu palestras ministradas por profissionais das secretarias de Educação e de Segurança Pública

O meio ambiente e as práticas de segurança foram os temas das palestras ministradas nesta sexta-feira (6/12), durante o 2º dia de atividades do programa “Muda Manaus”, na Escola Estadual Raimunda Holanda, na zona norte da capital. A iniciativa do Governo do Amazonas visa reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital. A programação segue nas escolas até o dia 18 de dezembro.

Três turmas da unidade de ensino receberam as palestras ministradas pela Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os professores Thelma Prado e Marcus Aurélio falaram sobre as Comissões de Qualidade de Vida (Com-Vida) e sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), respectivamente. Os estudantes foram convidados a ir à horta da escola e ver na prática como são as PANCS, os benefícios proporcionados por elas e como podem ser consumidas no cotidiano.

Livros e camisas foram sorteados aos alunos. Eles receberam, também, sementes para plantar no espaço escolar ou em casa. A aluna Giodana Oliveira, de 15 anos, do 1º ano, comprometeu-se em ser uma multiplicadora do Com-Vida e atrair os colegas para um trabalho em prol do meio ambiente.

“Eu não tive muito a presença da minha mãe, mas ela sempre me incentivou a ler e pesquisar coisas que agregassem benefícios a minha vida. Uma vez ela me levou no Inpa e eu lembro que, quando cheguei lá, achei muito legal ver os animais, os tratadores e eu sempre pensei que o ambiente não é só para mim, é uma coisa boa e importante para todas as pessoas. É necessário ser responsável”, diz a estudante.

Já no âmbito de segurança, a cabo Silvana Aurila e o sargento Márcio Guimarães conversaram com os alunos sobre as medidas de segurança dentro de casa, como o manuseio de botijas de gás, bem como atitudes e procedimentos quando estiverem na rua e no trânsito. A prevenção e o combate ao uso de drogas também foram abordados pelos profissionais, além de explicar a função de cada instituição da SSP-AM.

“O objetivo é apresentar ao cidadão as atividades do Governo para que todos estejam cientes das ações para contribuir com a qualidade de vida. O Governo lançou o programa ‘Muda Manaus’, que tem como objetivo acessar todos os núcleos de determinados bairros, e todas as escolas vão receber essa palestra, algumas igrejas e sedes de associações de bairros também. A gente vê a participação e o interesse deles no decorrer da apresentação”, enfatiza a policial.

FOTO: EDUARDO CAVALCANTE E SUELEN GONÇALVES

você pode gostar também