24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Meninas de Boa Vista se destacam entre os meninos da Copa Rei Pelé, em Manaus

Kailane Silva, 14, e Mariana Alencar, 18. Essas duas meninas oriundas do Estado de Roraima brilharam na primeira rodada da Copa Rei Pelé de Futebol, competição de base iniciada nesta sexta-feira, 6 de setembro, no campo de grama sintética da Arena APCEF Amazonas, em Manaus.

As jogadoras fazem parte do Esporte Clube Extremo Norte, de Boa Vista, e jogaram entre os meninos que disputam o campeonato. Venceram a distância da longa viagem de ônibus até a capital amazonense. Com categoria, driblaram também o preconceito em busca do sonho de jogar futebol em alto nível.

Kailane, a mais nova, foi destaque na partida em que o Extremo Norte A perdeu do Santos-AM pelo placar de 3 a 1, pela categoria Sub-15. Apesar da derrota, ela fez o gol da equipe roraimense na primeira rodada da Copa Rei Pelé.

“Estou muito feliz por estar aqui. Desde pequena sempre gostei de futebol. Jogava na escola, enfrentei muito preconceito dos colegas que diziam que futebol não era coisa para mulher. Passei a me dedicar mais ainda aos treinos e coloquei na minha cabeça que eu não posso me deixar abater por nada, afinal jogar futebol é o meu sonho”, disse a promessa.

Mariana Alencar, a mais velha, jogou na equipe B do Extremo Norte. A estreia foi com derrota por 4 a 2 para o Barcelona Brasil-AM, também pela categoria Sub-15. Se o placar não foi o ideal, a atuação da atleta chamou atenção. Ela enfrentou os meninos com coragem e a habilidade. Deu dribles e distribuiu passes com perfeição. Só faltou o gol.

“Eu também jogo desde pequena, desde os sete anos. Fui evoluindo, joguei na AABB, depois passei um tempo parada e agora eu voltei para tentar o profissional. Jogar a Copa Rei Pelé é uma ótima oportunidade, até porque pode ter alguém de olho e isso pode abrir as portas”, comentou Mariana.

Fã de ícones do futebol como Marta, Cristiane e Neymar, a atleta roraimense não vê problema algum em jogar com meninos. Segundo ela, isso até ajuda a ganhar experiência e se preparar para outros desafios no futebol feminino.

“Mesmo jogando com os meninos, eu acho que a gente se vira muito bem em campo. Eu acho que a nossa capacidade é a mesma, e eu acho que a gente até pode até evoluir o nosso futebol jogando com homens. Na verdade, eu gosto de jogar com meninos, pois sempre joguei”, concluiu a jogadora do Extremo Norte.

Sem preconceito

O coordenador da Copa Rei Pelé, professor David Filho, ressalta que a presença das mulheres é permitida pelo regulamento da competição. A Escola de Futebol Oficial do Santos FC em Manaus combate qualquer tipo de preconceito no esporte e apoia a participação das mulheres nos campeonatos da franquia.

Programação da Copa Rei Pelé de Futebol Sub-13 e Sub-15

6 de setembro, sexta-feira – 1ª rodada (resultados)

EC Uatumãzinho 3×2 Barcelona Brasil (Sub-13)

Santos 4×0 Extremo Norte B (Sub-13)

Extremo Norte B 2×4 Barcelona Brasil (Sub-15)

Santos 3×1 Extremo Norte A (Sub-15)

7 de setembro, sábado – 2ª rodada

8h – Santos x Barcelona Brasil (Sub-13)

8h50 – EC Uatumãzinho x Extremo Norte B (Sub-13)

9h40 – Santos x Barcelona Brasil (Sub-15)

10h30 – Extremo Norte B x Extremo Norte A (Sub-15)

8 de setembro, domingo – finais

8h – Série Prata Sub-13

8h50 – Série Prata Sub-15

9h40 – Série Ouro Sub-13

10h30 – Série Ouro Sub-15

Texto: Emanuel Mendes Siqueira

Foto: Emanuel Mendes Siqueira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui