As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Mercado prevê redução da taxa Selic em 2018 e espera elevação da economia para este ano

Após várias quedas da taxa básica de juros (Selic) ao longo dos últimos meses, a previsão é que o indicador apresente uma nova redução em 2018. Projeções do mercado financeiro apontam que no ano que vem, a Selic chegue a 6,75% ao ano. Atualmente, a taxa está em 7% ao ano.

Na avaliação do especialista em finanças, Marcos Melo, a previsão é boa para a economia nacional e o resultado pode repercutir de maneira positiva na vida do brasileiro.

“O fato, é que a taxa básica de juros, a Selic, é o referencial para todos os tipos de cálculo de investimento. Quando você tem uma taxa de juros mais baixa, a tendência é gerar mais emprego e aumentando a renda.”

Além disso, economistas entrevistados pelo Banco Central voltaram a reduzir a expectativa da inflação para este ano. Antes, os especialistas trabalhavam com 2,83%. Agora, após nova avaliação, a inflação deve ficar em 2,78%, abaixo do piso da meta do governo, que é de 3%.

Para o ano que vem, a estimativa de inflação foi reduzida de 4% para 3,96%. Com o recuo, Marcos Melo acredita que o consumidor vai poder fazer mais planos com o dinheiro que ganha.

“É uma boa notícia que a taxa de inflação esteja sob controle. Isso é o mais importante. Isso faz aumentar o poder de compra das pessoas em geral. O fato de a inflação está sob controle, significa que se pode planejar melhor.”

De acordo com dados do Boletim Focus, o mercado financeiro também aumentou a previsão de crescimento da economia para este ano. A elevação foi de 0,96%, da última semana, para 0,98%. Para 2018, a expectativa é de que a taxa chegue a 2,68%, resultado maior do que os 2,64% do último Boletim Focus.

Reportagem Marquezan Araújo

você pode gostar também