Mesa Brasil Sesc distribui mais de 800 toneladas de alimentos no Amazonas

As doações são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Neste momento de pandemia, no qual há um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, o Mesa Brasil Sesc e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atuam contra a fome e o desperdício.

No primeiro trimestre deste ano, foram distribuídas 809,3 toneladas de alimentos nas cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Itacoatiara, beneficiando 997 instituições assistenciais, que juntas atendem a um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

Os alimentos foram doados ao banco de alimentos do Sesc através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que promove o acesso à alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e incentiva a agricultura familiar.

O coordenador do Mesa Brasil Sesc no AM, Ellinaldo Júnior, destaca a importância da Conab para o êxito do programa. “A Conab é nossa parceira desde 2006. Com o PAA, ela compra o excesso de produção do agricultor familiar e repassa ao Mesa Brasil. Essa parceria é muito benéfica, pois são fornecidos produtos de qualidade, in natura, como frutas, legumes, que chegam às mesas das entidades assistenciais atendidas pelo Mesa Brasil e garante uma alimentação saudável para quem precisa. Neste início de 2021, a Conab, através de muito esforço, conseguiu recursos para alavancar projetos e já estamos com mais de 800 toneladas de alimentos doados neste primeiro trimestre”, salienta.

A superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas, Luiza Moura, destaca que neste período de pandemia, o Mesa Brasil Sesc é fundamental na logística para que os alimentos cheguem ao público atendido. “O Mesa é um dos nossos maiores parceiros, pois é a maior unidade recebedora, que está agregada aos projetos do PAA. Em 2020, a Conab recebeu um aporte de recursos em torno de R$ 15 milhões oriundos do Ministério da Cidadania e de emendas parlamentares, sendo que a maioria dos projetos, que foram habilitados com esses recursos, terá como unidade recebedora de alimentos o Mesa Brasil”, explica.

A presidente do Instituto de Assistência Social, Saúde e Educação (Iasse), Doriângela Lobato, ressalta a importância da contribuição do Mesa Brasil para as famílias assistidas pela instituição. “Atendemos 100 famílias em vulnerabilidade social, que neste momento de pandemia, são muito impactadas. O elo entre o Iasse, Mesa Brasil e Conab é fundamental para continuarmos ajudando-as neste momento tão difícil”, explica.

Programa Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos para o combate à fome e ao desperdício com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza e uma perspectiva de inclusão social. O programa é baseado não só na distribuição de alimentos, mas também em campanhas educativas. O atendimento é voltado prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país. Para ser parceiro do Mesa Brasil Sesc AM ligue para (92) 9 8131-9748 ou 2121-5377.