24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mesmo com a instabilidade da internet no país, Brasil avança com telefonia IP

Investimento no setor oferece bons resultados em desempenho e economia

Segundo o relatório da UNCTAD, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, o Brasil é o quarto país que mais tem usuários de internet no mundo, ficando atrás de países como Estados Unidos, Índia e China. Apesar da alta demanda, o país ainda está longe de ter uma acessibilidade maior, fazendo com que muitas vezes a internet seja considerada precária.

Mesmo com a baixa qualidade, empresas investem em sistemas para tornar a comunicação cada vez melhor por meio da internet. Um exemplo desse investimento é a telefonia em nuvem, que está mudando a forma de se fazer telecomunicação.

De acordo com Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, empresa pioneira em telefonia em nuvem no país, o Brasil está à frente de países da América Latina quando o assunto é telecomunicação. “Estamos pelo menos dez anos à frente dos outros países latino-americanos, é como se já estivéssemos vivendo no futuro, ou seja, os problemas que eles estão passando agora, já vivenciamos lá atrás”, explica.

As vantagens que a telefonia IP oferece são significativas, as empresas que aderem este sistema conseguem melhorar performance das equipes, aprimorando a comunicação entre clientes, colaboradores e fornecedores. Sem contar com a redução de custos, que pode chegar à 80% dependendo da estrutura necessária.

Chabbouh ainda diz que a telefonia convencional já está obsoleta, pois quem ainda não fez a migração de sistema, perceberá que está perdendo tempo e dinheiro. “Empresas mais tradicionais também estão em busca de telefonia IP, porque perceberam que é um caminho sem volta. Atendemos uma empresa de São Paulo que está no mercado há mais de 80 anos, e eles decidiram aderir a telefonia em nuvem, estamos fazendo toda a migração do sistema deles. Já as menores sempre estão em busca de como reduzir custos, a telefonia IP é bom caminho pra isso”, destaca.

Perspectivas de crescimento

Segundo um relatório do Sinergy, instituto americano de pesquisa de mercado, o PABX em nuvem ultrapassou o convencional em 2015. A expectativa para os próximos três anos é de que o setor crescerá 9,2%, enquanto o PABX deve recuar 4,4%

Para Chabbouh, o fato do Brasil ser um dos países que mais utilizam internet, influencia diretamente no investimento das empresas neste setor. “O desenvolvimento da telefonia IP está 100% relacionado com o crescimento da internet, por isso é importante investimento para melhorar a qualidade e entrega de soluções”, finaliza.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui