24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Metade das pessoas que buscam o Sebrae quer apoio para obter financiamento

O Sebrae não efetiva as transações, mas gratuitamente orienta, esclarece e encaminha os empreendedores para as instituições financeiras parceiras.

De cada dez pessoas que vão à sede do Sebrae no Amazonas, em Manaus, ao menos cinco delas estão em busca de informações e orientações sobre como obter crédito para financiar seus negócios de pequeno porte.

“Uma das principais necessidades do empreendedores, estejam eles iniciando um novo negócio ou mesmo já possuindo uma empresa, é crédito para capital de giro ou financiamento para expandir os negócios e melhorar a competitividade do empreendimento”, avalia a diretora-superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti.

A diretora reforça que muitas pessoas acham que o Sebrae empresta dinheiro para empreendedores, mas ela alerta que o papel da Instituição é dar orientações técnicas e, em alguns casos, encaminhar o empreendedor para a instituição financeira mais adequada, provendo o empreendedor de toda a informação, documentos pessoais e empresariais e condições necessárias para acessar o crédito.

A analista técnica do Sebrae/AM, Claudete Cunha, revela que o Sebrae possui parcerias com bancos para viabilizar e facilitar o acesso de crédito pelos interessados. ‘’ Somos parceiros dos bancos oficiais, mas não efetivamos a transação do crédito. Apenas atuamos como agente técnico para orientar os clientes a buscar créditos de forma correta e segura’’, comenta. Entre os bancos com parcerias, estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Claudete explica que o trabalho do Sebrae consiste em, inicialmente, identificar qual a necessidade de investimento da empresa. Após essa identificação, o cliente faz um cadastro, onde é verificado o histórico de pagamentos do empreendimento. Para ter acesso ao crédito, o pequeno negócio não deve possuir restrição cadastral e deve apresentar garantia a esse crédito. ‘’ Pode ser avalista ou garantia reais, ou seja, ficando a cargo do Banco as condições de garantia. Além disso, ajudamos o empreendedor a elaborar o projeto de financiamento requerido pelo banco, e nele deve constar a viabilidade econômica e capacidade de pagamento, assim como evidenciar a geração de emprego e renda para desenvolver a economia local’’, explica a analista.

As instituições parceiras do Sebrae são os bancos oficiais, por apresentarem recursos subsidiados pelo Governo Federal, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica. ‘’ Esses bancos apresentam recursos para os empreendedores com baixa taxa de juros, atendendo microempreendedor individual, micro empresa e empresa de pequeno porte’’, comenta a analista. Ainda de acordo com ela, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), também realiza investimento local para empreendedores (pessoa física e pessoa jurídica), atendendo as demandas do setor com foco na geração de postos de trabalho e na ampliação da concessão de crédito para pequenos negócios”.

Para mais informações, o microempreendedor que deseja receber orientações do Sebrae para obter uma linha de crédito deve entrar em contato com a Central de Relacionamento, pelo número 0800 570 0800, ou procurar consulta com os especialistas na sede do Sebrae Amazonas, localizada na Avenida Leonardo Malcher, 924, Centro. O serviço de orientação ao crédito é gratuito.

spot_img