As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Metodologias ativas devem transformar primeiro professor, depois aluno

Educadores debatem diferentes formas de aprendizado e ensino no segundo episódio do podcast PodAprender

Ao longo das últimas décadas, o papel do professor se atualizou e, aquele que antes era o detentor do conhecimento, passou a ser o agente que auxilia o processo de aprendizagem, no qual o aluno é o protagonista. Para que isso se torne uma realidade em sala de aula, é necessária uma mudança em todo o sistema, partindo principalmente do professor.

“A aprendizagem é antropofágica, eu não aprendo o que o professor diz, eu aprendo o professor. Eu não aprendo o que o outro diz, eu aprendo o outro. O professor não ensina o que diz, transmite aquilo que é. Se o professor não é autônomo, não pode transmitir autonomia”, explica o educador José Pacheco, mestre em Ciências da Educação e idealizador-fundador da Escola da Ponte, colégio que rompeu com as metodologias tradicionais e há 40 anos realiza um projeto educativo sem provas, sem salas de aula, sem séries ou disciplinas.

Complementarmente, o professor José Motta Filho, mestre em Tecnologias Emergentes em Educação e consultor em Metodologias Ativas de Ensino, Inovação Educacional e Tecnologias Educacionais, afirma que “ensinar não é contar para os outros aquilo que se sabe, e sim proporcionar para o aluno uma experiência de aprendizagem”.

Esses comentários, assim como outras abordagens do tema, podem ser ouvidos no segundo episódio do podcast PodAprender, que tem como objetivo discutir assuntos que envolvem a Educação Básica brasileira, a aprendizagem e a rotina de quem vive essa realidade. O programa “Estamos prontos para aprender (e ensinar) de outras maneiras?” conta com a participação dos professores José Motta Filho e José Pacheco em uma conversa com duração de cerca de 30 minutos.

Com produção da Central Press Brasil, o podcast é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, serão abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis.