25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Militar do Amazonas anuncia calendário de eventos para comemorar 182 anos da corporação

Para comemorar os 182 anos de sua criação, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) definiu um calendário de eventos para todo o mês de abril. O aniversário da corporação é celebrado no dia 21. A programação faz referência à memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil.

“A vasta programação é uma forma de aproximar a Polícia Militar da comunidade. Por isso, muitos eventos são voltados para promover a interação e integração com a população”, destacou o coronel PM Cesar Gomes, membro da comissão organizadora.

Nos dias 5, 6 e 7, no shopping Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte, ocorrerá a Exposição de Produtos e Serviços da PMAM (ExpoPMAM). Quem for ao evento terá a oportunidade de conhecer as ações operacionais, sociais e educacionais, além do aparato técnico da corporação. Participarão da exposição todas as unidades especializadas como Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte).

Durante a exposição, acontecerá, por exemplo, apresentações culturais dos integrantes dos projetos sociais da PMAM, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Formando Cidadãos e o Anos Dourados. Este último, atende idosos com atividades sociais e culturais.

No dia 9, acontecerá a coleta de sangue em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). As doações serão realizadas no pátio da área externa do Comando-Geral da PMAM, bairro Petrópolis, zona sul, e serão abertas a todos que quiserem participar. O Vampirão do Hemoam, um ônibus onde são feitas coletas externas e que será empregado na atividade, tem capacidade de coletar até 80 bolsas de sangue por dia.

No dia 10, às 8h30, será celebrado culto ecumênico no oratório da PMAM, também no Comando-Geral. O momento de religiosidade em agradecimento e união de todos da corporação.

Uma ação socioambiental irá promover o recolhimento de lixo e plantio de mudas de árvores nos dias 11 e 12. A atividade de coleta de lixo envolverá alunos do projeto Formando Cidadãos e já tem local definido a praia da Ponta Negra. O local do plantio será anunciado em breve.

O 15º Torneio de Tiro Policial da PMAM ocorrerá no dia 14 no, Centro de Treinamento de Tiro Policial, na avenida Torquato Tapajós. O torneio é exclusivo para policiais militares.

Também entra no cronograma de comemorações a visitação ao museu que conta a história da Polícia Militar do Amazonas, no Palacete Provincial. Os alunos dos colégios militares da PMAM irão visitar o espaço, localizado na praça Heliodoro Balbi, no Centro, zona sul, nos dias 17 e 18.

A tradicional cavalgada está programada para a manhã do dia 20. Os cavalos do Regimento de Policiamento Montado (RPMon) sairão do Comando de Policiamento Especializado (CPE), bairro Dom Pedro, zona oeste, e seguirão pela avenida Pedro Teixeira. Além dos cavalos da PMAM, animais de outros haras irão participar.

Em sequência, acontecerão as Corridas Tiradentes, iniciando com a corridinha infantil no dia 20, às 16h. No dia seguinte, 21, data do aniversário da corporação, acontecerá a tradicional corrida Tiradentes. Em sua 36° edição, o evento terá os percursos de cinco e dez quilômetros, com início às 7h. As duas corridas acontecem no complexo Turístico Ponta Negra. As inscrições podem ser feitas pelo sie ticketagora.com.brexxxvi-corrida-tiradentes-7647.

No dia 26, acontecerá a formatura militar alusiva a Tiradentes com a presença de autoridades políticas, militares e homenageados que receberão honrarias e medalhas de ações policiais. “A cerimônia será alusiva ao patrono das Polícias Militares em todo país. Tiradentes foi um homem que entregou a vida pela sociedade, e nós, policiais militares, diariamente entregamos as nossas vidas também”, disse o Coronel PM César Gomes.

FOTOS DIVULGAÇÃOPMAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui