26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Militares iniciam curso de preparação para oficiais da PM

Aproximadamente 600 policiais militares, divididos entre sargentos e subtenentes, iniciaram, nesta quarta-feira (28/02), o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa) 2018. A aula inaugural ocorreu no Centro Universitário Nilton Lins, bairro Flores, zona centro-sul.

De acordo com o diretor do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), coronel Bergson Silva, o curso será de forma semipresencial e dará oportunidade aos “praças” para alcançar o oficialato da polícia amazonense. O curso se estenderá até novembro deste ano. “A partir de 5 de março, em oito meses de curso, nós estaremos habilitando novos oficiais administrativos da PM”, disse o coronel.

Conforme o diretor Bergson, o corpo discente do curso é formado por primeiros e segundos sargentos, além de subtenentes. “Com o aproveitamento do referido curso, eles serão promovidos, a segundo tenente, de acordo com a disponibilidade de vagas e aptos a progredirem na carreira de segundo tenente até major do quadro de oficiais administrativos”, concluiu.

Oportunidade para progredir – O secretário Executivo de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, classificou o curso como uma oportunidade única aos praças que buscam progredir na carreira. “Estamos seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes, do vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, na execução do Curso de Habilitação de Oficiais. Para quem é praça da PM, uma grande vitória. Ou seja, galgar o oficialato através da capacitação, que é o caminho que deve ser percorrido por todos os policiais no nível em que eles estão”, comentou o coronel Amadeu.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel David Brandão, dos 1,2 mil PMs promovidos semana passada pelo governador Amazonino Mendes, 250 alcançaram o posto de primeiro sargento e participam do curso para oficialato. O coronel Brandão destacou que os cursandos poderão chegar até a patente de major. “Cerca de 250 estão aqui efetivamente matriculados, porque foram promovidos. O governador atualizou todas as atas de 2015. Os policiais militares que estão aqui, sargento e subtenentes, depois desse curso estarão habilitados a promoção de segundo tenente, oficial da polícia, podendo chegar até a major”, explicou.

Conquista da Corporação – Com 26 anos de “briosa”, o primeiro sargento Almeida Gomes, que sonha com o posto de segundo tenente, ressaltou que o oficialato é uma das fases da carreira militar almejada por muitos militares. “É muito importante na carreira do policial militar ser oficial. É um avanço para nós que somos praça há muito tempo. É uma conquista da Corporação e pessoal também”, frisou o sargento.

O curso será classificatório e credenciará os policiais às vagas para o oficialato, conforme as futuras promoções que serão realizadas pelo Governo do Estado. Os alunos terão aulas de Direitos Humanos, procedimento operacional, de tiro, entre outros. O último curso ocorreu em 2016.

FOTO: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui