27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Ministério da Educação assina acordo de cooperação contra a evasão escolar de jovens jogadores de futebol

Público-alvo são atletas de base e profissionais escolares e esportivos de todas as modalidades do futebol

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou nesta quarta-feira (17), no Palácio do Planalto, de solenidade de assinatura de Celebração de Acordo de Cooperação, que visa contribuir para o acesso e permanência escolar de atletas de todas as modalidades do futebol, prevendo ações de enfrentamento à evasão e abandono, capacitação de profissionais do esporte e a realização de eventos vivenciais para a prática de todas as modalidades do futebol em regiões de vulnerabilidade social. A ação está inserida no Programa Integra Brasil.

Além do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb), também fazem parte do acordo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ministério da Cidadania (MC), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Brasileira de Desporto Esportivo (CBDE).

O objetivo é promover os direitos humanos e os direitos do torcedor; formular políticas públicas para a promoção do ensino fundamental e do ensino médio de atletas do futebol; e promover a educação antidopagem e valores do espírito esportivo em ambientes esportivos e escolares por meio de todas as modalidades do futebol.

O Programa tem como público alvo, prioritariamente, os atletas de base e profissionais escolares e esportivos de todas as modalidades do futebol, crianças, adolescentes, jovens e suas famílias praticantes do desporto e paradesporto, na perspectiva de promover a conscientização desse público quanto aos direitos humanos e suas diversas formas de violação, os valores do espírito esportivo e a antidopagem, bem como mitigar a vulnerabilidade social por meio do envolvimento com o ambiente esportivo.

Integra Brasil

Lançado em 2019 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), pelo Ministério da Cidadania e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – em parceria com clubes de futebol, universidades e governos municipais e estaduais –, o Integra Brasil promove ações de inserção em campo e eventos temáticos em regiões de vulnerabilidade social para o enfrentamento de graves violações de direitos humanos.

O projeto também amplia o acesso e o alcance da prática esportiva no país e contribui para a prevenção do uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos. Além da paz no futebol, trata de temas como racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social, combate à discriminação da mulher, entre outros.

Os seminários promovidos pelo projeto têm o objetivo de sensibilizar quanto às violações de direitos humanos, à defesa dos direitos do torcedor, à educação em antidopagem e aos valores do espírito esportivo. Também buscam a prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos.

spot_img