O Programa Mais Médicos está com edital aberto para 8.517 vagas para os médicos brasileiros com CRM do Brasil ou com diploma revalidado no país. As inscrições começam a partir das 8h desta quarta-feira (21) e seguem até o dia 25 de novembro. O anuncio foi realizado nessa segunda-feira (19), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, como uma medida emergencial adotada para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos.

“Nós temos uma expectativa de que os médicos que tem o CRM estão tendo essa oportunidade prioritária de fazer a essa opção agora, possam querer ir para alguma dessas regiões brasileiras essas cidades brasileiras. Caso isso não aconteça as vagas remanescentes serão abertas para os demais profissionais de medicina formados no exterior sem o CRF, Então nós estamos fazendo de forma que a população brasileira e os municípios brasileiros não fiquem desassistidos”.

As vagas abertas para os médicos formados no Brasil contemplam 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por profissionais da cooperação com Cuba. Os interessados pelas oportunidades oferecidas pelo Ministerio da Saude podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

Reportagem, Janary Damacena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here