24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ministério da Saúde anuncia tratamento inovador contra hepatite C no Amazonas

Todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado, receberão um “tratamento inovador” até o final deste ano. O Ministério da Saúde começou a utilizar novos medicamentos que apresentam expectativa de cura de aproximadamente 90% e estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme solicitação dos estados. Esse foi o caso da escritora Janette Alvim Soares, paciente curada com o novo tratamento. “Eu fui uma pessoa coinfectada com a hepatite c e o HIV desde 1990. Mas eu tive o privilégio de ser beneficiada com o tratamento da hepatite c em novembro, que foram quatro meses, doze semanas. Fui curada, graças a Deus, e hoje o meu PCR é não reagente”.

Entre 2003 e 2016, a taxa de detecção de casos de hepatite C mostrou tendência de aumento em todas as regiões do país. Para se ter uma ideia, só no ano passado em Manaus, no Amazonas, foram confirmados 227 novos casos da doença. Por isso, é importante diagnosticar novos pacientes e começar o tratamento o quanto antes, como afirma o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Vamos avançar comprando a cura! Queremos alcançar os 135 mil brasileiros que estão diagnosticados com hepatite, qualquer tipo, e depois vamos procurar identificar mais brasileiros que precisem do tratamento. Então nosso objetivo é eliminar a hepatite c”.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as hepatites virais causaram quase um milhão e meio de mortes em 2015, por todo o mundo. O Brasil registrou, no ano passado, 2.541 óbitos provocados por hepatites virais, sendo quase 80% relacionados à hepatite C. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui