24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ministério da Saúde disponibiliza mais de 3,5 milhões de vacinas para todo o país

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram entregues em todo o país mais de três milhões e quinhentas mil doses de vacinas contra a Febre Amarela. De acordo com a pasta, houve um reforço do medicamento em Minas Gerais, oeste da Bahia, noroeste do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Somente Minas Gerais já recebeu um milhão e seiscentas mil unidades, por conta do recente quadro de surto existente no estado. De acordo com o diretor do departamento de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, o estado já contava com uma alta quantidade de vacinas no Calendário Nacional de Vacinação, e que o foco será nos municípios onde foram encontrados casos suspeitos da doença.

“A situação em Minas Gerais, e em função da situação desde a detecção das epizootias, já há algumas semanas, é de reforço da vacinação. Lembrando que Minas Gerais já era uma área de recomendação de vacinação porque se colocava em área de risco. Com essa intensificação que vem sendo feita agora, há um reforço de 1,6 milhão de dose de vacina para 29 municípios onde estejam ocorrendo seja epizootia, ou seja, ocorrência de circulação de vírus em macacos, ou confirmação, e até mesmo suspeita, de casos humanos”,
explicou Eduardo.

De acordo com o diretor, quem já tomou duas doses da vacina está imunizado contra a doença, não havendo a necessidade de tomar outra dose. A orientação do Ministério é de que, quem ainda não tomou a segunda dose, o faça pelo menos 10 dias antes de se deslocar para as áreas identificadas como endêmicas, nos postos de saúde. Veja mais informações sobre a Febre Amarela no portal do Ministério da Saúde: saude.gov.br.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui