Teerã, 30 de maio de 2022 – O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou hoje que os recentes ataques a bases dos Estados Unidos no Iraque e na Síria são uma “reação” à assistência prestada por Washington a Israel durante o conflito com o grupo terrorista Hamas.
Durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Naser Kanani, declarou: “Você colhe o que planta. Apoiar e provocar tensão desencadeia uma reação”. Ele acrescentou que os ataques são parte das reações daqueles que se opõem à presença ilegal dos Estados Unidos na região e protestam contra o apoio incondicional dos americanos ao regime sionista.
Nos últimos dias, as forças dos EUA e seus aliados foram alvo de pelo menos 16 ataques na Síria e no Iraque, de acordo com informações do Pentágono divulgadas na quinta-feira (26). Washington acusou Teerã de estar envolvido nos ataques e ameaçou responder de forma decisiva.
Atualmente, os Estados Unidos têm cerca de 900 soldados na Síria e aproximadamente 2.500 no Iraque, onde estão combatendo o grupo Estado Islâmico e realizando operações frequentes contra jihadistas.
O general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior iraniano, afirmou hoje que os combatentes palestinos do Hamas estão prontos para enfrentar um possível ataque terrestre de Israel na Faixa de Gaza.
Em Teerã, cerca de 200 pessoas se reuniram na principal sinagoga nesta manhã, atendendo ao apelo dos líderes judeus do país, para pedir um cessar-fogo e condenar o massacre de crianças, mulheres e pessoas indefesas.
Enquanto isso, as Forças de Defesa de Israel continuam com a incursão por terra na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (30), aproximando-se de áreas mais urbanizadas nos arredores da cidade de Gaza. As FDI divulgaram novas fotos das ações em andamento. Fonte – R7.