24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ministro da Saúde entrega Unidades Básicas de Saúde para municípios do interior do Amazonas

Nesta quarta-feira (23), às 14h30, no Porto de São Raimundo, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, entrega três Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF) que serão destinadas ao atendimento de populações ribeirinhas dos municípios de Barreirinha, Parintins e Anamã.As UBSF ofertam serviços de atenção básica em saúde e foram construídas com recursos do Governo Federal e equipadas com recursos partilhados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a das Prefeituras de Barreirinha, Parintins e Anamã.

O Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a as Unidades Básicas de Saúde Fluvial fazem parte de um projeto, apresentado pela Susam ao Ministério da Saúde, cujo objetivo maior é garantir o atendimento de saúde a toda a população ribeirinha do Amazonas. O projeto foi aprovado e o custeio para construção e equipamentos das unidades é dividido entre as três esferas de governo.

O Governo do Estado do Amazonas realizou um investimento de R$ 174 mil para compra dos equipamentos para a Unidade Básica de Saúde Fluvial de Barreirinha.

Barreirinha e Anamã são, respectivamente, o oitavo, nono e décimo municípios do Amazonas a receber a UBS Fluvial. Já existem outras sete em funcionamento nos municípios de Borba, Manicoré, Itamarati, Tonantins, Manacapuru, Tabatinga e Humaitá.

Nas UBSF são ofertados serviços de atenção básica como aplicação de vacinas, consultas médicas e odontológicas, acompanhamento de pré-natal, orientação a pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, entre outras.

As viagens para atendimento dessas comunidades serão mensais e tem duração de 22 dias, sendo 20 dias para o atendimento aos pacientes, um dia para atividades de educação permanente e um dia para elaboração de relatórios referentes à produção.

A equipe que fará o atendimento em cada UBSF é composta por um médico, dois enfermeiros, um cirurgião dentista, quatro técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, um técnico de patologia, um biomédico, um nutricionista, quatro microscopistas e oito agentes comunitários de saúde.
Ministro da Saúde entrega Unidades Básicas de Saúde para municípios do interior do Amazonas
A infraestrutura da unidade conta com salas de recepção e espera, imunização, coleta de material, procedimentos, farmácia, consultórios médico, odontológico e de enfermagem. Para uso da equipe na viagem há dormitórios copa, cozinha, refeitório e banheiros.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui